Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2564
Título: Interacção social e utilização do computador no pré-escolar
Autor: Amante, Lúcia
Palavras-chave: Novas tecnologias
Educação pré-escolar
Interação social
Aprendizagem colaborativa
Sócio-construtivismo
Data: 2004
Citação: Amante, Lúcia - Interacção social e utilização do computador no pré-escolar [Em linha]. "Revista Portuguesa de Pedagogia". ISSN 0870-418, Ano 38, Nº 1, 2, 3 (2004), p. 425-450
Resumo: A integração dos computadores no ensino e a sua utilização enquanto promotores de ambientes de aprendizagem colaborativa tem vindo a ser alvo de diversas investigações que partem do quadro teórico das perspectivas vigotskyanas que aqui se toma também como referência. Neste âmbito, discute-se o papel da interacção social na aprendizagem, designadamente da interacção verbal entre crianças e entre crianças e adultos no contexto de actividades desenvolvidas com recurso ao computador. Descreve-se a natureza de algumas interacções registadas entre crianças e entre estas e a educadora utilizando o computador, no contexto natural da sala de actividades, procuranso identificar as suas características e analisar a sua relevância educacional. Considera-se que as novas tecnologias se constituem como um meio especialmente propício ao desenvolvimento de aprendizagem colaborativa entre as crianças e salienta-se o papel do educador quer como mediador destas interacções quer como promotor de contextos de aprendizagem propícios a esta colaboração.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2564
ISSN: 0870-418
Aparece nas colecções:Ciências da Educação - Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Interacção Social e Utilização do Computador no Pré-Escolar.pdf335,01 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.