Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2561
Título: O perfil de competências do professor do 1º ciclo do ensino básico em matemática : o professor disponível e o professor desejado
Autor: Ribeiro, Sandra dos Anjos Canário
Orientador: Gaspar, Ivone
Oliveira, Isolina
Palavras-chave: Ciências da educação
Desenvolvimento curricular
Perfil do professor
Competência
Ensino das matemáticas
1º Ciclo
Ensino básico
Curriculum
Teaching
Skills and teacher training
Data de Defesa: 2012
Citação: Ribeiro, Sandra dos Anjos Canário Custódio - O perfil de competências do professor do 1º ciclo do ensino básico em matemática [Em linha] : o professor disponível e o professor desejado. Lisboa : [s.n.], 2012. 2 vol.
Resumo: Este estudo desenvolve uma perspetiva interpretativa, construtivista face ao objeto de estudo que se situa na análise das caraterísticas do professor que ensina Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tem, como objetivo principal, o confronto do perfil encontrado com o perfil desejado para este professor, com base em competências identificadas. Identifica-se a prática, ou seja, a realidade do quotidiano docente na conjugação da prática conhecida/explorada em consequência do modelo de formação inicial a que se sujeitaram e as formas ou modos como continuaram essa formação. O desenho do perfil esperado sustenta-se num conjunto de teorias que cruzam conhecimentos provenientes do campo do Currículo e do campo da Formação de Professores. Para isso, elaborou-se um quadro concetual que interrelaciona aspetos curriculares com aspetos da formação e do desempenho profissional, visando a definição de um perfil de competências. Depois, questiona-se, através do confronto, o perfil identificado quanto às competências do professor de Matemática do 1.º Ciclo do Ensino Básico e o perfil desejado para o mesmo tipo de professor. Em obediência a este pensamento, estruturou-se o trabalho em três partes. Na primeira parte, faz-se o enquadramento teórico, através da análise de conceitos chave – currículo, ensino e competência – do estudo de alguns modelos de formação de professores, com a identificação da sua prática no que respeita ao ensino da Matemática e da reflexão sobre programas (ou conteúdos programáticos) na Matemática. Na segunda parte é apresentada a metodologia seguida neste estudo, de natureza qualitativa com suporte de alguma informação recolhida e tratada quantitativamente; faz-se a justificação teórica e a descrição dos procedimentos de recolha e análise dos dados. Na terceira parte, apresentam-se, analisam-se e interpretam-se os dados recolhidos. Aponta-se, como contributo significativo deste estudo, a visão da profissionalidade do professor, ancorada em dimensões do currículo. Mereceram particular destaque as dimensões explícitas nos planos de estudo e nos programas de ensino. Embora se reconheça importância à dimensão que engloba estratégias de ensino, não foi possível abrangê-la no objeto de estudo focalizado nesta investigação.
This research develops an interpretative and constructivist perspective on the study matter which places itself on the analysis of the elementary school's Mathematics teacher's profile. Its main purpose is confronting the profile observed with the desired profile to this type of teacher, grounded on identified skills. It consists of identifying teachers' day-to-day reality, combining this reality with the first learning model they have been subjected to initially, as well as how they have carried it on. The design of expected profile is based on a set of theories crossing knowlwdge from the Curriculum to the field of Teacher Training. For this, a conceptual framework has been made, which connects curriculum aspects with teachers' training and professional performance elements, aiming at the definition of a performance profile. Then, by comparing, we question the identified elementary school's Mathematics teacher's profile and the desired profile for the same type of teacher. According tothis line of thinking, we have structured our reasearch into three parts. In the first part, the theoretical framework is designed, by analyzing key concepts - curriculum, teaching and skills - through the study of a few teacher training frameworks, identifying their conduct concerning Mathematics teaching as well as reflecting on Mathematics' programmes (or their contents). Secondly, we present the methodology followed in this research, a qualitative one, supported by collected data which has been analized on a quantitatively; we substantiate by theory our research and data treatment methodoogy. On the third part, the collected data is presented, analized and interpreted. This research's main contribution is the view of a teacher's professionality, based on curriculum dimensions. There was a need to highlight the dimensions which are specified on teaching plans and programmes. Although we recognize the importance of the teaching strategies dimension, it was not possible to include it in this research's specific matter.
Cette étude développe une perspective interprétative, constructiviste de l'objet d' étude qui réside dans l'analyse des caractéristiques de l'enseignant qui enseigne les mathématiques au premier cycle de l'enseignement primaire. Il a comme objectif principal, la comparaison du profil trouvé avec le profil souhaité pour ce professeur, basé sur les compétences identificadas. On définit la pratique, à savoir, la réalité des pratiques quotidiennes d'enseignement en combinant les pratiques connues / exploitées en tant que résultat du modèle de formation initiale que ces enseignants ont été soumis et les formes ou les modes tels que la formation a continué. La conception du profil souhaité est étayé par un ensemble de théories qui traversent le champ des connaissances du domaine du curriculum et la formation des enseignants. Pour cela, nous mettons en place un cadre conceptuel, permettant de relier les aspects curriculaires et les aspects de la formation et de la performance professionelle, visant à la définition d'un profil de compétences. Ensuite, la question est de comparer le profil identifié pour l'enseignant des mathématiques au premier cycle de l'enseignement primaire et le profil souhaité pour le même genre d'enseignant. En fonction de cette pensée, le travail a été structuré en trois parties. Dans la première partie, on présente le cadre théorique à travers d'une analyse des concepts clés - curriculum, l'enseignement et la compétence - l'étude de certains modèles de formation des enseignants, avec l'identification de leurs pratiques en matière d'enseignement des mathématiques et de réflexion sur les programmes (ou contenus programmatiques) en mathématiques.Dans la seconde partie on présente la méthodologie de cette étude, une approche qualitative à toute information collectée et traitée quantitativement, on démontre la justification théorique et la description des procédures de collecte et d'analyse des données. Dans la troisième partie,on présente, on analyse et on interpréte les données recueillies.Il faut souligné que la contribution plus importante de cette étude a été la vision du professionnalisme des enseignants, ancrée dans les dimensions du curriculum. On a proposé une attention particulière aux dimensions explicites dans les plans et les programmes d'enseignement. Bien qu'en reconnaissant l'importance de la dimension qui comporte des stratégies d'enseignement, nous ne pouvions pas la couvrirsur l'objet de l'étude dans cette étude.
Descrição: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Desenvolvimento Curricular apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2561
Aparece nas colecções:Desenvolvimento Curricular / Curriculum Development



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