Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2558
Título: O papel da biblioteca escolar no desenvolvimento da literacia de informação e da literacia digital em articulação com a área de projeto e outros contextos letivos
Autor: Dias, Maria de Lurdes Araújo
Orientador: Henriques, Susana
Palavras-chave: Bibliotecas escolares
Informação/bibliotecas,papel
Literacia
Sociedade da informação
Educação para os média
Tecnologia da informação e comunicação
Planeamento do curriculum
Information literacy
Digital literacy
School library
Curriculum integration
Data de Defesa: 2011
Citação: Dias, Maria de Lurdes Araújo - O papel da biblioteca escolar no desenvolvimento da literacia de informação e da literacia digital em articulação com a área de projeto e outros contextos letivos [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2011. 150 [66] p.
Resumo: O presente estudo foi realizado numa escola secundária com 2º e 3º ciclos, sede de um agrupamento vertical, do distrito de Coimbra, com a finalidade de encontrar propostas de trabalho suscetíveis de contribuir para melhorar a ação da BE no desenvolvimento da literacia da informação e da literacia digital na comunidade escolar e de aumentar o grau de envolvimento / compromisso da comunidade escolar com a sua BE, em prol do sucesso educativo dos alunos. Para a concretização desses objetivos escolhemos a metodologia da investigação-ação, definindo um procedimento sequencial e em espiral de diagnóstico, planificação, intervenção e avaliação/reflexão. A par de uma intervenção ao nível da escola, descrevemos uma intervenção pedagógica assente em metodologias como o trabalho de projeto e a aprendizagem baseada em recursos, planificada colaborativamente pela professora bibliotecária e a docente de AP, para aumentar as competências de informação e as competências digitais de um grupo de alunos do ensino básico. A análise dos dados quantitativos e qualitativos permitiu identificar efeitos favoráveis da intervenção, nomeadamente ao nível da preparação da BE para apoiar o processo de desenvolvimento da literacia da informação, e permitiu também, conhecer fragilidades em vários domínios que importa partilhar com os diversos atores da instituição, para que se convertam em pontos de partida de um novo processo de aprendizagem coletivo, com tempos, espaços e meios que permitam ser feito de forma sistematizada e rigorosa. De entre as fragilidades encontradas destacam-se a dificuldade de conseguir a unidade de ação em torno de um projeto partilhado por todos os atores da comunidade educativa; a dificuldade em reconhecer a função educativa da BE e do professor bibliotecário e a tendência para a preocupação com o processo de ensino em detrimento do processo de aprendizagem.
The present study was carried out at a middle and secondary school, in the district of Coimbra. The aim is to find out work strategies to improve the school library action plan and the development of information and digital literacy in the school community and to increase the degree of involvement / commitment of the whole community with his school library, on behalf of the students’success. Along with an intervention at school level, we describe a planned project-based and resource-based instruction developed by the teacher librarian in collaboration with the teacher of AP, to enable a group of middle school students to develop their information and digital skills. The analysis of the quantitative and qualitative data identified favorable effects of the intervention, particularly in terms of preparation of the School Library to support the process of developing information literacy, and also allowed to discover weaknesses in several areas which should be shared throughout the institution to become points of departure for a new process of collective learning, to be done with time, space and resources in a systematic and rigorous way. Among the weaknesses found out, the following are highlighted: the difficulty of achieving action unity around a project shared by all, the difficulty in recognizing the educational function of the School Library and the School Librarian and a tendency to focus on the teaching process rather than on the learning process.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2558
Aparece nas colecções:Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares /Master’s Degree in Information Management and School Libraries – TMGIBE

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Lurdes_Dias_Versao_CD.pdf2,12 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.