Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2548
Título: Aprendizagem com base na resolução de problemas através de recursos educativos digitais
Autor: Sousa, Olga Maria Paço
Orientador: Pereira, Alda
Palavras-chave: Aprendizagem
Novas tecnologias
Tecnologia digital
Interatividade
Métodos de aprendizagem
Resolução de problemas
Digital learning resources
Learning
Resolution of problems
Self-efficacy
Data de Defesa: 2013
Citação: Sousa, Olga Maria Paço - Aprendizagem com base na resolução de problemas através de recursos educativos digitais [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2013. IX, 146 p.
Resumo: Em qualquer nível de ensino, assiste-se cada vez mais ao entrosamento entre o currículo e o digital. Neste sentido, este estudo emerge da necessidade de analisar e compreender as implicações na aprendizagem e na autoeficácia dos alunos, o uso de recursos educativos digitais na placa branca, numa perspetiva de ensino orientada para a resolução de problemas. Esses recursos nunca tinham sido estudados neste tipo de população e por isso este é um estudo inovador. Os recursos foram usados no tema “Átomos, moléculas e reações químicas” da componente de Química da disciplina de Ciências Físico-Químicas, do oitavo ano de escolaridade do terceiro ciclo do ensino básico. Adotamos uma metodologia do tipo quasi-experimental aplicada a duas turmas do referido ano de escolaridade que constituíram o grupo de controlo, em que não se fez uso dos recursos interativos digitais, e o grupo experimental, grupo em que estes recursos foram aplicados. Os dados foram recolhidos através dos seguintes instrumentos: antes da lecionação do tema supracitado, aplicou-se um teste de conhecimentos conceptuais (pré-teste) e um questionário de opinião sobre a autoeficácia dos alunos. Após o terminus da temática que serviu de base à investigação, recolheram-se os dados através de um teste de conhecimentos de química e repetiu-se todo o processo referido anteriormente, materializado num pós teste e questionário de opinião. Da análise dos resultados podem ser retiradas entre outras, as seguintes conclusões: a aplicação dos recursos interativos digitais no grupo experimental não conduziu a uma superioridade em termos de realização de escolar dos alunos e as crenças de autoeficácia mantiveram-se inalteradas durante a investigação comparativamente com o grupo de controlo. Assim, sugere-se a realização de mais estudos centrados no ensino destes e de outros temas utilizando recursos educativos digitais no quadro interativo numa amostra com maior dimensão e durante maior período de intervenção.
At any teaching level, the meshing of both curriculum and digital world is progressively growing. In this sense, this study emerges from the need to analyze the use of digital learning resources on the white board (flipcharts), and understand its implications in the students’ both learning and self-effectiveness in a teaching perspective oriented towards the resolution of problems in the topic. These learning resources have never been studied in this kind of population, that’s why this study is considered innovative. We used this resources in the module “Atoms, Molecules and Chemical Reactions” included in the chemistry component of the school subject Physics and Chemistry Sciences. This subject is taught in year eight, key stage three. We adopted a quasi-experimental type of methodology applied to two classes in year eight. We defined the control students’ group with whom no use of learning resources was made, and the experimental students’ group with whom those resources were applied. The data was collected with the following instruments: before the teaching of the mentioned topic, a conceptual knowledge test (pre-test) and an opinion quiz on the students’ self-effectiveness were used. After concluding the intervention, all the data was collected using a chemistry test and all the process previously mentioned was repeated, with a post-test and an opinion quiz. From the analysis of the results, we can highlight, among others, the following conclusions: the use of digital learning resources in the experimental group did not lead to higher school achievement neither higher beliefs of self-effectiveness, which have remained unaltered during this study, compared to the control groups results. Therefore we may suggest carrying out more studies focused on the teaching of these and other topics using digital learning resources on the interactive board applied to a larger sample for a longer period of intervention.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2548
Aparece nas colecções:Mestrado em Supervisão Pedagógica / Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP

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