Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2540
Título: Sistemas integrados : aplicação às instituições da saúde
Autor: Clemente, Carla Gonçalves Pereira
Orientador: Pires, Ramos
Palavras-chave: Gestão da qualidade
Qualidade total
Gestão de empresas
Serviços de saúde
Hospitais
Certificado de qualidade
Quality dimensions
Integrated management system
Sustainable performance
Continuous improvement
Customer/User
Health care management
Data de Defesa: 2012
Citação: Clemente, Carla Gonçalves Pereira - Sistemas integrados [Em linha] : aplicação às instituições da saúde. Lisboa : [s.n.], 2012. 176 p.
Resumo: Na nova abordagem social, as Instituições reforçam a vertente da demonstração de bom desempenho relativamente às relações que estabelecem com as diversas partes interessadas: clientes, colaboradores, fornecedores, parceiros, concorrentes, organismos públicos, grupos de interesse e sociedade. A transformação cultural, influencia profundamente o comportamento das Instituições, na medida em que se assumem preocupações estratégicas ao nível da qualidade, meio ambiente, segurança e responsabilidade social. O Sistema de Gestão integrando diversos subsistemas Qualidade, Ambiente,Segurança e Responsabilidade Social, procura conciliar a Cultura Institucional com os princípios éticos, novas tecnologias e novas práticas de gestão para um desempenho sustentável, por forma a tornar a entidade mais flexível, mais organizada e mais eficiente. As Instituições de Saúde têm centrado a qualidade na vertente clínica e/ou técnica, constatando-se que a complexidade e características especificas do Serviço de Saúde associada às novas exigências dos Clientes/Utentes/Cidadãos e à evolução das necessidades da sociedade em matérias de saúde requer para além da qualidade clínica, a eficiência e eficácia destas Organizações no enquadramento de uma politica de gestão sustentável orientada para resultados que proporcionem ganhos em saúde. Neste sentido, denota-se a evolução da gestão hospitalar na adopção de sistemas de Acreditação e Certificação, bem como outros instrumentos de gestão característicos dos contextos empresariais. O principal objectivo desta dissertação consiste em analisar a integração das diversas dimensões da Qualidade e respectivos subsistemas no enquadramento específico das Instituições da Saúde enquanto instrumento de gestão orientado para a Melhoria Contínua da Qualidade dos cuidados de saúde.
Nowadays Organizations are facing a new social approach. They highlight the performance in the relationship with the stakeholders: customers, employees, suppliers, partners, competitors, government institutes and communities groups in general. The cultural change deeply influences the Organizations. They assume strategic management actions related with quality, environment, security and social responsibility. The Management System that include several sub-systems, Quality, Environment, Security and Social Responsibility, try to conciliate the Organization Culture with ethics principles, new technologies and new management practices in order to achieve the sustainable performance and give more flexibility and efficiency to the Organization. Health Care Organizations have been concentrated its Quality Systems only on the clinic and/or technical side. The complexity and the special characteristics of the Health Care associated to the new requirements of Costumer/Patient/Citizen and the new society needs related to the health care services need to be approach with more than clinic quality guidelines. The efficiency and the effectiveness of the Organizations must be achieved through a sustainable management policy oriented to results that can be translated in health gains. In order to accomplish these main goals, Health Care Services management has been adopting Accreditation and Certification Models and other management tools usually used by business companies. The aim of this dissertation is analyze the several Quality perspectives and the related sub-systems on the specific context of the Health Care Organizations as an tool management framework to promote the Continuous Improvement an the Quality of the health care services.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Gestão da Qualidade apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2540
Aparece nas colecções:Mestrado em Gestão da Qualidade / Master's Degree in Quality Management - TMGQ

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