Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2538
Título: O papel da biblioteca escolar na motivação e promoção da leitura : implementação do projecto "Vamos dar vida aos livros!"
Autor: Santos, Maria Lucia Morgado dos
Orientador: Bastos, Glória
Palavras-chave: Bibliotecas escolares
Leitura
Promoção da leitura
Projetos
Informação
Biblioteca
Papel
Motivação
Família
School library
Reading promotion
Motivation
Family
Data de Defesa: 2012
Citação: Santos, Maria Lúcia Morgado dos - O papel da biblioteca escolar na motivação e promoção da leitura [Em linha] : implementação do projecto "Vamos dar vida aos livros!". Lisboa : [s.n.], 2012. 196 p.
Resumo: Este estudo, realizado no âmbito do Mestrado em Gestão de Informação e Bibliotecas Escolares, permitiu-nos um maior conhecimento e reflexão sobre a problemática da leitura, perspetivando o papel determinante da Biblioteca Escolar na motivação e na promoção da leitura. A revisão da literatura mostra-nos que a leitura desempenha um papel crucial na formação da criança/jovem e, consequentemente, no desenvolvimento do país. A bibliografia e a experiência também nos mostram que, apesar das melhorias ocorridas nos últimos anos, os índices de leitura nacionais ainda não são satisfatórios. Assim, urge modificar atitudes e práticas para que haja uma inversão desta realidade. A principal dificuldade e, simultaneamente, o grande desafio é conseguir que os alunos leiam com gosto e de forma sistemática, ao longo do seu percurso escolar e ao longo da vida. Para isso, implementámos o projeto “Vamos dar Vida aos LIVROS!”, que consistiu na realização de atividades diversificadas e sistemáticas em torno dos livros e da leitura ao longo do ano letivo de 2011/2012. O principal objetivo foi contribuir para o aumento dos índices de leitura, junto de uma comunidade específica (alunos do 3.º ano de escolaridade), mostrando que o papel da Biblioteca Escolar é determinante na criação do prazer da leitura e, consequentemente, na mudança de hábitos de leitura, sobretudo se houver cooperação entre os docentes, a família e a BE. Recorremos a uma metodologia de investigação-ação, de cariz comparativo, utilizando instrumentos mistos, que nos permitiram verificar várias mudanças: nas atitudes e nos hábitos face à leitura, sobretudo numa das turmas. Foi também observado um maior envolvimento de todos os intervenientes no processo educativo, em especial da família, que reconheceram a importância deste projeto e admitiram as mudanças que este gerou, desejando dar-lhe continuidade. Foi um projeto que teve impacto na comunidade educativa, a qual reconheceu o papel da BE na motivação e promoção das competências leitoras nos alunos, o que lhes permitirá serem cidadãos mais autónomos, mais competentes, mais interventivos e mais preparados para os desafios que a sociedade da informação e do conhecimento exigem.
This study, carried out in the domain of a Masters programme in Information Management and School Libraries has given us a better knowledge about reading problems putting into perspective the determinant role of the School Library for the motivation and promotion of reading habits. A revision of the literature shows us that reading plays a key role in the development of young people and consequently in the progress of a country. Bibliography and experience also reveal that despite the improvements which have occurred in these past few years, the levels in national reading assessments are not yet satisfactory. Therefore, it is urgent to change some attitudes and practices in order to invert this reality. The main difficulty and simultaneously the great challenge, is to get students to enjoy reading and also to do it systematically throughout their schooling time and their life. So we have implemented the project “Let us give life to BOOKS!” which consisted of organizing a set of systematic activities about books and reading, during the school year of 2011/2012. The main objective was to contribute to the increase in the levels of reading within a specific community, showing that the role of the school library is determinant in creating the pleasure of reading and consequently in changing some reading habits; we intended too to develop the cooperation between teachers, family and the school library. We have applied an investigation/action methodology, with a comparative aspect. We used mixed instruments which allowed us to verify several changes in attitudes and habits, as far as reading is concerned, mainly in one of the classes. We also observed a greater involvement on the part of the actors in the educational process, especially families, who recognized the importance of the project. It was a project which had its’ impact on the educational community, who recognized the role of the SL in the motivation and promotion of students’ reading skills, thus allowing them to become more competent, autonomous and interventive as well as more prepared for the challenges which, the so called society of information and knowledge demand.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Gestão de Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2538
Aparece nas colecções:Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares /Master’s Degree in Information Management and School Libraries – TMGIBE

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TMGIBE_MLúciaMorgado.pdf2,1 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.