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Título: Impacto do ensino precoce do inglês : estudo de caso nas escolas básicas do 2º ciclo do concelho de Barcelos
Autor: Silva, Ana Paula Ferreira da
Orientador: Cardoso, Teresa
Palavras-chave: Ensino de línguas
Língua inglesa
Línguas estrangeiras
Estudo de casos
Ensino básico
1º Ciclo
Infância
Sucesso escolar
Foreign languages
English teaching
Teaching and learning
Young learners
Data de Defesa: 2013
Citação: Silva, Ana Paula Ferreira da - Impacto do ensino precoce do inglês [Em linha] : estudo de caso nas escolas básicas do 2º ciclo do concelho de Barcelos. Lisboa : [s.n.], 2012. 125, [56] p.
Resumo: Este estudo insere-se na problemática geral do ensino de língua estrangeiras ao nível do 1º ciclo e visa compreender, globalmente, qual é o impacto que a introdução do ensino da língua inglesa tem ao nível do conhecimento e sucesso dos alunos no 2º ciclo do Ensino Básico. Esta investigação pretende analisar o impacto da introdução do ensino da língua inglesa no 1º ciclo, referindo-se, numa primeira fase, a estudos que defendem a introdução de línguas estrangeiras em fases precoces da vida das crianças, como formas de promover o multiculturalismo, o plurilinguismo e a tolerância entre povos que vivem num mundo global e numa Europa que se quer cada vez mais unida, analisando também documentos oficiais, tais como o Livro Branco sobre Educação e Formação e o Quadro Europeu de Referência para as Línguas e estudos realizados por diversos autores portugueses e estrangeiros. Questionam-se aspetos da organização de conteúdos e metodologias/estratégias de ensino, quer ao nível das perspetivas dos alunos, quer dos professores envolvidos, e pretende-se verificar o nível de motivação e satisfação dos alunos relativamente à aprendizagem da LE e as opiniões dos professores de inglês do 2º ciclo, face aos pré-requisitos dos alunos na língua estrangeira e sua adequação às necessidades e constrangimentos do programa curricular da disciplina ao nível do 2º ciclo. Através de um estudo de caso, focaliza-se a atenção no concelho de Barcelos, onde existem 9 Agrupamentos de Escolas, procurando-se compreender qual o impacto, ao nível do 2º ciclo, da introdução do ensino do inglês no 1º ciclo. Utiliza-se uma metodologia mista com a aplicação de inquéritos por questionário a alunos e de inquéritos por entrevista dirigidos a dois professores de inglês do 2º ciclo de cada um dos nove agrupamentos de escolas existentes no concelho de Barcelos. Conclui-se que o município funciona como entidade promotora do Programa de Generalização do Ensino de Inglês, decorrendo daqui recomendações gerais que visam uma uniformidade de critérios e metodologias que vão ao encontro das recomendações emanadas pelas Orientações Programáticas, promovendo um programa ao qual acedem praticamente todos os alunos que frequentam as escolas do 1º ciclo do concelho.
This study deals with the wide and current issue related to the teaching of foreign languages in primary schools and aims to understand the impact the introduction of the English language at primary level has regarding the pupils’ success and language knowledge in the 2nd cycle of the Portuguese Basic Education System. This investigation aims to analyse the impact of the introduction of the English language teaching in primary schools, referring to studies that argue for the introduction of foreign languages in early stages of children’s lives, as a way of promoting multiculturalism, multilinguism and tolerance between peoples that live in a global world and in a united Europe. Official documents, such as the White Book for Education and Learning, the European Reference Framework for Languages, and studies developed by different authors of several nationalities were also analysed. We question aspects relating to the contents and the teaching methodologies/strategies, according to pupils and teachers’ points of view. We also wish to check pupils’ levels of motivation and satisfaction concerning foreign language learning, and 2nd cycle English teachers’ opinions according to pupils’ language knowledge and the 2nd cycle syllabus needs and constraints. Through a case study we focus our attention on the council of Barcelos, where there are 9 School Assemblies, to try to understand what the impact of the introduction of the English language in the 1st cycle is. It is used a predominant qualitative methodology with the application of inquiries/questionnaires to 2nd cycle students and by interviewing two 2nd cycle English teachers of each one of the 9 School Assemblies of the Barcelos Council. We can conclude that the city council works as promoter entity of the English Teaching Generalization Programme, bringing about general recommendations that aim to foster a criteria and methodology unity that follows in the scope of the General Syllabus Orientations given by the Ministry of Education, a programme that reaches almost every student at the primary schools of this city council.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2534
Aparece nas colecções:Mestrado em Supervisão Pedagógica / Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP

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