Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2533
Título: Gestão dos ecossistemas marinhos e costeiros : conhecimentos e percepções das populações locais : estudo de caso da população da Nazaré
Autor: Mafra, Vanessa Margarida da Silva
Orientador: Alves, Fátima
Azeiteiro, Ulisses
Palavras-chave: Biodiversidade
Ecossistemas
Região litoral
Pesca
Pescadores
Desenvolvimento sustentado
Turismo
Comunidades locais
Nazaré
Portugal
Data de Defesa: 2013
Citação: Mafra, Vanessa Margarida da Silva - Gestão dos ecossistemas marinhos e costeiros [Em linha] : conhecimentos e percepções das populações locais : estudo de caso da população da Nazaré. Lisboa : [s.n.], 2013. 241 p.
Resumo: A pressão exercida sobre as zonas costeiras constitui um elemento de reflexão incontornável para que a sua gestão integrada possa traduzir verdadeiramente os princípios do desenvolvimento sustentável. Neste contexto, os conhecimentos e percepções das populações locais sobre a gestão dos ecossistemas marinhos e costeiros constitui parte integrante da solução, assumindo-se este estudo sobre a população da Nazaré como um ponto de partida para aprofundar o conhecimento das percepções desta população, nomeadamente no que diz respeito à comunidade piscatória. Para isso foram realizadas entrevistas a uma amostra da comunidade local de pescadores, versando temas como a vida dos pescadores, a gestão dos recursos marinhos e costeiros e as alterações climáticas. Os resultados revelam situações que merecem atenção especial para estudos mais aprofundados, nomeadamente a nível da sustentabilidade da pesca local. Concluiu-se ainda que o projecto dos recifes artificiais não está a ter grande receptividade por parte dos pescadores, os quais consideram, na generalidade, este projecto como uma despesa completamente desnecessária. Noutro âmbito do tema da biodiversidade, surgiu ainda a descrição de capturas de espécimes que os próprios pescadores nunca tinham visto na área marinha local, o que constitui motivo de especial interesse para aprofundar o conhecimento da dinâmica da biodiversidade marinha ali existente. Os resultados mostram também que o sector do turismo ligado à biodiversidade marinha é considerado uma maisvalia para a economia local, não considerando os pescadores que estas actividades interfiram com a pesca.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2533
Aparece nas colecções:Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação / Master's Degree in Environmental Citizenship and Participation - TMCAP

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao MCAP - VANESSA MAFRA - Janeiro 2013.pdf5,72 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.