Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2526
Título: A abordagem das políticas educativas para a empregabilidade
Autor: Bettencourt, Rui
Orientador: Gaspar, Ivone
Palavras-chave: Política da educação
Empregabilidade
Política de emprego
Desemprego
Educação e emprego
Education policies
Employment policies
Employability
Forecasting
Data de Defesa: 2012
Citação: Bettencourt, Rui - A abordagem das políticas educativas para a empregabilidade [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2012. 137 p.
Resumo: O desemprego atrai enormes atenções e fortes preocupações levando a que a procura de estratégias pelo emprego, em particular na atual conjuntura, seja um desígnio central de qualquer projeto ou discurso político ou de sociedade. Esta investigação pretende, neste quadro, encontrar as ligações entre políticas educativas e empregabilidade e, mais genericamente, considera o impacto da educação no emprego. Vem na sequência da evolução do pensamento económico que visa privilegiar o investimento na educação para o desenvolvimento económico e que culmina com as teorias de desenvolvimento endógeno de economistas modernos como Philippe Aghion. O autor procura, através de uma análise sistémica do emprego, as ligações entre educação e empregabilidade, e analisa consequências do e no Currículo e da e na Supervisão Pedagógica. Os mecanismos de ligação entre a Educação e o Emprego consubstanciam-se em políticas educativas para a empregabilidade que poderíamos considerar como políticas de emprego de uma 3ª geração – após as políticas passivas de proteção no desemprego e as políticas ativas de fomento da economia - que se caracterizam por agir junto da empregabilidade das pessoas quer em antecipação do mercado de trabalho, – introduzindo a prospetiva estratégica - quer em retificação das necessidades da economia e visam agir sobre um leque alargado de intervenção. O estudo propõe, em particular, uma arquitetura de intervenção educativa num perímetro de atuação mais alargado do que para as políticas de emprego, pois incide sobre os estudantes, os jovens sem educação, formação ou emprego, os NEET’s (Not currently engaged in Employment, Education or Training) – para os quais a reposta é o grande desafio para as metas da Europa 2020 - os trabalhadores, os inativos e os desempregados, ou seja todos os que de uma maneira ou de outra, procuram maior empregabilidade.
Employment area attracts huge attention as well as strong worries on behalf of the community, and the search for unemployment combat strategies became, within the current conjuncture, the main design of any project or social and political speeches. This way, and after a first generation of passive employment policies, essentially conceived to minimize the negative effects of unemployment, and a second generation of more active policies that promote economy, we stand for a third generation of employment policies, focused in an educational intervention which promotes people’s employability in complete consonance with the needs of economy. We are now watching the birth of a new generation of educational policies to promote employability, which are focused on the single individual, acting upon his or her qualification skills. This research work aims to find connections between educational policies and employability, as well as analyze the impact education has in employment, taking into account the evolution of the economic way of thinking which aims to increase investment in the educational area, and it ends with the endogenous development theories of modern economists like Philippe Aghion. This author searches for the connections between education and employability by analyzing its consequences within the Curriculum Development and Pedagogical Supervision, through a systemic analysis of employment, by repositioning the public policies for employability and introducing strategic foresight. This study proposes a model of educational intervention within an acting perimeter wider than that of employment policies, for it is focused on students, young people without education, training or employment, the NEETS (Not currently engaged in Employment, Education or Training) – whose problematic issues are the main challenge for Europe 2020 – the workers, and inactive or unemployed people. In short, all of those that, one way of the other, need to increase their employability.
L’emploi attire d’énormes attentions et de forts soucis amenant à ce que la recherche de stratégies pour l’emploi et contre le chômage est, en particulier dans l’actuelle conjoncture, un objectif central de tout projet ou discours politique ou de société. Dans ce cadre, ce travail cherche des liens entre politiques éducatives et employabilité et, plus généralement, cherche à analyser l’impact que l’éducation peut avoir sur l’emploi, dans le déroulement de l’évolution de la pensée économique qui prétend privilégier l’investissement dans l’éducation pour le développement économique et qui débouche sur les théories de développement endogène d’économistes modernes tels que Philippe Aghion. L’auteur cherche, par une analyse systémique de l’emploi, des liens entre éducation et employabilité et analyse les conséquences de ces liens sur la mise en oeuvre des curricula et sur la supervision pédagogique. Les mécanismes de liaison entre Education et Emploi s’appuient sur les politiques éducatives pour l’employabilité que nous pourrions considérer comme des politiques d’emploi de la 3ème génération – après les politiques passives de protection au chômage et les politiques actives d’incitation de l´économie -, qui se caractérisent par des actions auprès de l’employabilité des personnes soit en anticipation des besoins du marché du travail, - en introduisant la prospective stratégique -, soit en rectification des besoins de l’économie et agissent sur un large éventail de publics. L’étude propose, en particulier, une architecture d’intervention éducative dans un périmètre d’action plus élargi que les politiques d’emploi, puisqu’agissant sur les élèves du secondaire et étudiants, les jeunes sans éducation, ni travail ni formation, les NEET’s (Not currently engaged in Employment, Education or Training) – pour lesquels la réponse est le grand défi des objectifs de l’Europe 2020 -, les travailleurs, les inactifs et les chômeurs, c’est-à-dire, tous ceux qui, d’une façon ou d’une autre, cherchent plus d’employabilité.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2526
Aparece nas colecções:Mestrado em Supervisão Pedagógica / Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP

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