Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2518
Título: Estratégias alternativas para a introdução das TIC em educação
Autor: Soares, Rui
Orientador: Neto, Félix
Palavras-chave: Novas tecnologias
Informática
Computadores
Educação
Ensino assistido por computador
Atitude
Professores
Inquéritos
Aplicações dos computadores
Attitudes
Computers
Education
Intercultural
Pedagogy
Strategy
Technology
Training
Data de Defesa: 1997
Citação: Soares, Rui - Estratégias alternativas para a introdução das TIC em educação [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 1997. VII, 217 p.
Resumo: Devido à previsível importância que as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) assumirão na formação (inicial, em serviço e contínua) de professores de qualquer grupo disciplinar e à falta de conhecimento prático da utilização pedagógica de tais meios, parece que a integração generalizada de computadores na escola ficará, no mínimo, comprometida se não forem tomadas decisões que facilitem o conhecimento das suas potencialidades e de formas de utilização nos vários níveis de ensino. Para compreender as razões de tal situação enviaram-se 5000 questionários para recolha das opiniões dos professores acerca do uso dos computadores. A análise dos 10012 questionários recebidos permitiu identificar factores relevantes para o processo de integração das tecnologias nas escolas de ensino não superior, comparar estes resultados com os que foram produzidos, em 1984, por uma investigação (que usou idêntico inquérito) feita com professores de Matemática de 16 escolas preparatórias e secundárias da área urbana de Lisboa e preparar módulos para diferentes níveis de formação de agentes educativos. Foi, ainda, feita a experimentação de um módulo de formação com 191 professores da área pedagógica de Lisboa, não se tendo observado mudanças significativas das opiniões por eles manifestadas Contudo, houve uma ligeira melhoria das pontuações entre o pré e o pós teste.
Just because the ongoing importance the informatíon and communication technologies (ICT) will have in teacher training (initial, in service and continuous) whatever may be their disciplinar group, and also due to the lack of practical knowledge about the pedagogical uses of such too1s, it seems of great importance to foresee alternate ways to literate people about computers' potentialities as well as its uses at diferent levels of teaching. To understand the reasons of such a situation, we have sent 5000 inquiries to collect teachers opinions towards the use of computers. The analysis of 10012 inquiries received allow us to Identify relevant factors for the integration process of technologies in the non-high schools. The comparison with the results produced, in 1984, by a research using identical inquiry addressed to Math teachers in 16 preparatory and secondary schools on the Lisboa urban area, and the production of training units for different education levels were concerned with this thesis. We have conducted an experiment research using one unit in continuous training of 191 teachers of Lisboa pedagogical area and we have observed no significant changes in their opinions. However, they improved their scores from the pre to the pos test.
Considérant I'importance que les technologies de I'information et de la communication (TIC) prendront prévisiblement pour la formation (initiale, en service et continue) des enseignants de tout groupe disciplinaire et considérant, d'autre part, le manque de connaissances pratiques concernant l'utilisation pédagogique de ces moyens, il nous semble que l'integration généralisée des ordinateurs dans l'école sera tous au moins compromise si l'on ne prend pas de décisions qui faciliteron la connaissance de leurs possibilités et des façons de les utiliser aux différents niveaux de l'enseignement. Afin de comprendre les raisons de cette situation, nous avons envoyé 5000 questionnaires se destinant à recueilir les opinions des enseignants sur l'emploie des ordinateurs. L'analyse des 10012 questionnaires qui nous ont été retournés a permis d'identifier des facteurs pertinents pour le processus d'intégration des technologies dans les écoles de niveau non supérieur, de comparer ces résultats à ceux qui avait été fournis, en 1984, par une étude (ayant eu recours à une enquête semblable) effectuée auprés des enseignants de Mathématiques dans 16 écoles préparatoires et sécondaires de la zone urbaine de Lisbonne et de préparer des modules se destinant aux différents niveaux de formation du personnel travaillant dans le secteur de l'éducation. Une série d'expériences a été également réalisée avec un module de formation aupres de 191 enseignants du secteur pédagogique de Lisbonne et I'on a pas constaté de changement significatif des opínions émises para ces enseignants. Toutefois, une légére amélioration du classement a été observé entre le test préalable et le test réalisé postérieurement.
Descrição: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Educação Intercultural e Comunicação Educacional apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2518
Aparece nas colecções:Educação Intercultural e Comunicação Educacional / Intercultural Education and Educational Communication

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