Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2512
Título: Metamorfoses de Babel : a historiografia ibérica (sécs. XIII-XIV) : construções e estratégias textuais
Autor: Dias, Isabel de Barros
Orientador: Godinho, Helder
Marques, Maria Emília Ricardo
Palavras-chave: Literatura portuguesa
Idade média
Cultura portuguesa
Difusão da cultura
Data de Defesa: 2000
Citação: Dias, Isabel de Barros - Metamorfoses de Babel [Em linha]: a historiografia ibérica (sécs. XIII-XIV) : construções e estratégias textuais. Lisboa : [s.n.], 2000. 2 vol.
Resumo: Estudo sobre a historiografia patrocinada pelo rei Afonso X de Castela e Leão e diversos outros textos posteriores, dela tributários, até à segunda redacção da Crónica Geral de Espanha de 1344. Na sequência do desenvolvimento que levou à multiplicação textual desta historiografia, é salientado o facto destas narrativas estabelecerem entre si diálogos e discussões subtis, decorrentes dos diferentes interesses e ideais que a cada momento e em distintos locais direccionaram a produção historiográfica. É ainda analisada a forma como os textos em questão lidam com uma série de características inerentes às narrativas de cariz mais marcadamente literário e como se relacionam com outras formas textuais da produção literária da época. O estudo incide particularmente sobre diversos tipos de excesso que a historiografia critica, ou mascara, consoante as circunstâncias. A discussão destas ambiguidades remete para a consideração dos mecanismos retóricos inerentes à manipulação a que determinados trechos terão sido sujeitos, no âmbito da sua integração na narrativa historiográfica. Com efeito, se por um lado se verifica uma ambição omnívora de integrar todo o conhecimento no que seria uma súmula total do saber, este enciclopedismo centrípeto é contrariado por uma recusa (mesmo se retórica, logo denegante) das bases literárias que, na prática, absorve e imita amplamente. A “defesa” que consiste nas inúmeras reafirmações de fiabilidade e de veracidade revela-se, nestes termos, como uma retórica extremamente elaborada e subtil.
Descrição: Tese de Doutoramento em Estudos Portugueses na especialidade de Literatura Portuguesa Época Medieval apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2512
Aparece nas colecções:Literatura e Cultura Portuguesas / Portuguese Literature and Culture

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Doutoramento_IsabelBarrosDias.pdf3,37 MBAdobe PDFVer/Abrir
Tese_Doutoramento_(anexos)_IsabelBarrosDias.pdf4,12 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.