Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2509
Título: Os meios tecnológicos na Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor: Ramalho, Anabela Panão
Orientador: Cerveira, Alexandre
Simões, António Simões
Palavras-chave: Educação pré-primária
Ensino básico
1º Ciclo
Novas tecnologias
Meios audiovisuais
Informática
Formação de professores
Educação para os média
Inquéritos
Comunicação educacional
Comunicação multimédia
Data de Defesa: 2004
Citação: Ramalho, Anabela Panão - Os meios tecnológicos na Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico [Em linha]. [Lisboa] : [s.n.], 2004. 406 p.
Resumo: A presente tese aponta a necessidade que há de se proceder ao reconhecimento dos verdadeiros resultados das sucessivas Reformas do Sistema Escolar Português, nas últimas três décadas do século XX, as quais tinham como objectivo a Educação dos Cidadãos livres de uma sociedade em permanente e acelerada evolução, por força das pressões de ordem sociológica e tecnológica. Confrontado com o actual binómio trabalho/sociedade, cada cidadão tem o direito de exigir ao legislador responsável um modelo de ensino que crie um sistema global de pensamento e adaptação à mudança ao longo da sua vida; na verdade, é hoje de vital importância a formação de indivíduos, dotados dos conhecimentos e das competências mais amplas e profundas, que os tornem capazes de "aprender a aprender" e, ao mesmo tempo, é essencial que sintam a necessidade de incrementar, constantemente, o seu nível de conhecimento. Na sociedade actual, a informação integra modalidades simbólicas de distintas linguagens de comunicação, como textos, imagens, sons e gráficos, o que gera, naturalmente, mais motivação aos usuários, já que o formato da apresentação de informação é atractivo e simpático. Neste contexto pretende-se averiguar em que medida os docentes dos ensinos Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico se têm actualizado, ao ritmo adequado, a esta sociedade de informação em rápida evolução; e, neste sentido, tentar saber do recurso, nas várias docências, aos meios tecnológicos disponíveis, tendo em conta as novas tecnologias. No plano teórico a nossa investigação situa-se no âmbito dos Jardins de Infância e das Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico implantados em espaços diversificados ao nível do território nacional escolar, de modo a optimizar a fiabilidade da amostragem baseada nos questionários distribuídos aos docentes. Partimos da hipótese geral: "Os docentes do ensino Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico não estão a utilizar, de forma adequada e rentável, todos os meios audiovisuais e informáticos, actualmente disponíveis"; as razões mais óbvias que nos levaram à formulação desta hipótese descobrimo-las pela observação directa, ao verificarmos que havia docentes a quem falta a formação adequada para o seu uso e, noutros casos, não tinham acesso a esses meios, porque simplesmente nem eles nem a sua escola os possuíam. A averiguação da hipótese põe em evidencia a necessidade da formação inicial e contínua daqueles docentes, de modo a torná-los aptos e motivados para o uso das tecnologias da informação e da comunicação; isto, porque os seus alunos, normalmente, são seus consumidores fora da escola.
This thesis examines the need to recognise the results of successive reforms of the Portuguese school system over the final three decades of the 20th Century. Confronted with the current work/society binomial, all citizens have the right to demand of their legislators a model of teaching that creates a holistic system of thinking and adaptation to lifelong change. Today, it is of vital importance to provide an education and training to individuals that gives them wider and deeper knowledge and competences to make them capable of "learning to learn" while feeling the need to constantly increase their level of knowledge. In our contemporary society, information integrates symbolic modalities of distinct communication languages like texts, images, sounds and graphics. If the presentation of the information is attractive and gentle, the educational process naturally generates motivation for the user who participates in a learning setting. In this context, an attempt is made to discern to what extent teachers of early childhood education have accompanied, at an adequate pace, technological information which is under rapid evolution. In this way, we can discover what recourse is taken in various teaching contexts with a particular emphasis on new technologies. In order to optimise the trustworthiness of the sample, this research is based in kindergartens and primary schools in various places throughout the nation. This was accomplished by questionnaires distributed to the teachers in the sample. It is hypothecated that "Teachers of early childhood education (pre-primary and primary school) are not using all of the audiovisual and computer based means currently available in an adequate and productive manner". This hypothesis is based on discovery through direct observation and that there were teachers who lacked adequate training for the use of these technologies, and/or in other cases they did not have access to the technologies simply because neither their school nor they themselves possessed them. The discernment of this hypothesis brings evidence to bear on the need for initial and continuous training of these teachers in order to prepare and motivate them for the use of information and communication technologies, given especially that their students are normally consumers of these technologies outside school hours.
Cette thèse vise le besoin qu'il y a de procéder à la reconnaissance des véritables résultats des rénovations pédagogiques du Système Scolaire Portugais qui se sont succédées au cours des trois dernières décades du XXe. Siècle et qui avaient pour objectif l'Éducation des Citoyens libres d'une société en permanente et rapide évolution, en raison des pressions d'ordre sociologique et technologique. Confronté à l'actuel binôme travail/société, chaque citoyen a le droit d'exiger au législateur responsable un modèle d'enseignement qui crée un système global de pensée et une adaptation au changement tout au long de sa vie .En fait, la formation d'êtres doués de connaissances et de compétences plus amples et plus profondes, est d'une importance vitale, les rendant capables d' « apprendre à apprendre" et, en même temps, il est essentiel qu'ils éprouvent le besoin d'accroître, constamment, leur niveau de connaissance. Dans la société actuelle, l'information intègre des modalités symboliques de divers langages de communication, tels que des textes, des images, des sons et des graphiques, ce qui entraîne naturellement plus de motivation chez les usagers, puisque le format de présentation d'information est attrayante et sympathique. Dans ce contexte, on prétend vérifier dans quelle mesure les enseignants des écoles maternelles et primaires se sont actualisés, au rythme adéquat, à cette société d’information en évolution rapide; et, dans ce sens, chercher à connaître le recours, dans les divers degrés d'enseignement, aux moyens technologiques disponibles, en considérant les nouvelles technologies. Sur le plan théorique, notre enquête se situe dans le cadre des jardins d'enfance et des écoles primaires implantés dans des espaces diversifiés au niveau du territoire national scolaire, de façon à optimiser la fiabilité de l'échantillonnaqe basé sur des questionnaires distribués aux enseignants. Nous partons de l’hypothèse générale: « Les enseignants de l'enseignement maternel et primaire n’utilisent pas, de façon adéquate et rentable, tous les moyens audiovisuels et informatiques, actuellement disponibles.», les raisons les plus évidentes qui nous ont conduit à la formulation de cette hypothèse ont été découvertes au travers de l'observation directe, en vérifiant qu'il existait des enseignants auxquels il manque la formation adéquate pour pouvoir les utiliser et, dans d'autres cas, qu'ils n'avaient pas accès à ces moyens, car, tout simplement, ni eux ni leurs écoles ne les possédaient. L'étude de l'hypothèse met en évidence le besoin de la formation initiale et continue de ces enseignants, afin de les rendre plus aptes et plus motivés pour l'usage des technologies de l'information et de la communication; cela parce que les élèves sont, normalement, leurs consommateurs en dehors de l'école.
Descrição: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Comunicação Educacional apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2509
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