Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2506
Título: A iconografia no discurso didáctico da física : mitos e paradoxos
Autor: Pereira, Alda
Orientador: Marques, Maria Emília Ricardo
Palavras-chave: Ensino da física
Imagem
Manuais escolares
Ensino das ciências
Aprendizagem
Teoria da imagem
Difusão do conhecimento
Estimulo visual
Questionários
Comunicação visual
Data de Defesa: 2000
Citação: Pereira, Alda - A iconografia no discurso didáctico da física [Em linha] : mitos e paradoxos. Lisboa : [s.n.], 2000. 2 vol.
Resumo: O presente trabalho está organizado em dois blocos, complementares, mas que separam, analiticamente, duas vertentes do trabalho. O primeiro bloco, organizado em três capítulos, remete para uma Ia parte, de reflexão e de pesquisa conceptual. O segundo bloco, correspondendo a uma 2ª parte, está estruturado em quatro capítulos - investigação empírica. I Parte O Capítulo I centra-se na problemática geral da imagem. Procura-se perspectivar a natureza da imagem do ponto de vista semiótico e olhar esta perspectiva em articulação com as teorias psicológicas relativas ao estatuto da imagem nas representações mentais. A especificidade da (e das) imagem (s) é abordada com base na tipologia de Peirce. Recorrendo a outros autores, marcados por abordagens semióticas eventualmente mais europeias, evidenciamos os modos de significação da imagem, a sua natureza dupla, icónica e plástica e a sua inserção nas redes comunicativas. Uma vez que a imagem, enquanto representação semiótica materializada, é dada a ver, discutimos a relação entre aspectos perceptuais e semióticos. Finalmente, problematiza-se a relação entre semiose e cognição, recorrendo a dados das Ciência Cognitivas. O Capítulo 2 aborda a importância da imagem na Ciência, importância essa analisada do ponto de vista da comunicação pública da ciência e do ponto de vista da relevância da imagem na praxis da difusão científica. Olhámos com particular atenção para a especificidade do discurso científico, no que respeita aos aspectos semióticos. Recorrendo a estudos provenientes, em grande parte do campo da Sociologia da Ciência, analisamos a importância histórica da imagem no discurso científico, relevância e funções nos discursos científicos actuais e a sua relação com os discursos de vulgarização. Procuramos ainda problematizar diversos tipos de funções que a imagem teve, ou que tem agora, no contexto da prática científica. O Capítulo 3 organiza-se à volta da problemática geral do manual escolar para o ensino das ciências e, especificamente, à volta de aspectos textuais e figurativos. É evidenciada a natureza instrumental do manual escolar, o seu papel central na prática pedagógica no ensino das ciências e são discutidos os seus limites enquanto factor inovador dessa prática. São problematizadas as características discursivas do manual científico, em geral, e sistematizadas algumas dificuldades evidenciadas pelos alunos na leitura do texto científico. Sistematizam-se resultados de investigação educacional relativos ao papel da imagem na aprendizagem de conteúdos textuais e discutem-se outros na perspectiva da compreensão de um discurso científico didactizado. II Parte O Capítulo 4 aborda os aspectos metodológicos e procedimentais relativos à investigação empírica. Dado que esta se desenvolveu segundo dois percursos complementares, procede-se à descrição, em separado, de um e de outro. De acordo com a natureza de cada percurso, são, em cada caso, relatadas as operacionalizações a que tivemos de efectuar, os métodos e os procedimentos utilizados. O Capítulo 5 relata e discute os resultados relativos à análise do papel e do estatuto das ilustrações nos manuais analisados. O Capítulo 6 centra-se na apresentação e discussão dos resultados relativos à utilização das ilustrações dos manuais adoptados pelos professores em contexto da sala de aula. O Capítulo 7 sintetiza algumas conclusões, refere algumas limitações do trabalho e discute pistas de reflexão e de actuação dele decorrentes.
Descrição: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Metodologia do Ensino das Ciências apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2506
Aparece nas colecções:Metodologia do Ensino das Ciências / Methodology of Science Education

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