Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2504
Título: Formação de professores a distância : experiências brasileiras
Autor: Pereira, Eva Waisros
Orientador: Trindade, Armando Rocha
Palavras-chave: Experiências educacionais
Formação de professores
História da educação
Projetos de educação
Política da educação
Ensino a distância
Brasil
Data de Defesa: 2002
Citação: Pereira, Eva Waisros - Formação de professores a distância [Em linha] : experiências brasileiras. [Brasília] : [s.n.], 2002. 592 p.
Resumo: Esta tese parte de uma retrospectiva histórica, em que se analisa a situação do Brasil ao longo de quinhentos anos, desde as origens da colonização portuguesa até os nossos dias, enfatizando as transformações ocorridas no decorrer do século XX e as suas repercussões na educação e cultura do País. Ressalta-se o caráter elitista da educação brasileira e as exigências impostas pelo desenvolvimento capitalista, especialmente a partir da década de 30, para a democratização e a modernização da área educacional. Conclui-se que as distorções havidas no nosso desenvolvimento são responsáveis pela crise social e educacional que o País atravessa. Dada à relevância que hoje se atribui à educação como fator de progresso social e econômico, destaca-se a importância do professor nesse contexto, procedendo à uma análise sobre o papel que o mesmo vem desempenhando e a trajetória de sua formação profissional ao longo do tempo. A partir dessas análises, depreende-se que há necessidade de serem introduzidas mudanças substanciais na educação brasileira, o que implica, por sua vez, a adoção de novos rumos para a formação e o trabalho docente. Nesse sentido, focaliza-se a educação a distância como uma das possíveis alternativas para responder às atuais demandas por uma educação mais democrática e de qualidade. O estudo que se desenvolve a esse respeito aponta para as diferentes concepções de educação a distância e as filosofias educacionais a elas subjacentes. A análise de duas experiências brasileiras de formação de professores a distância - LOGUS II e UM SALTO PARA O FUTURO -, apresentadas neste estudo, configuram esses diferentes modelos. Evidencia-se, ainda, a expansão da educação a distância em âmbito mundial, e a sua possibilitada pelo emprego das novas tecnologias, que recomendam a sua institucionalização em maior escala em nosso País, com vistas a contribuir para a solução dos problemas educacionais, que o atual momento histórico está a exigir da Nação brasileira.
This thesis is based on a historical retrospective in which Brazil's situation over the past five hundred years is analyzed, from the origins of the Portuguese colonization up to date, emphasizing the transformations which have occurred during the twentieth century and their repercussions on education and culture in the country. The elitist character of the Brazilian education is evidenced as well as the exigencies imposed by capitalist development, especially since the decade of the thirties, concerning the democratization and modernization of the educational area. Conclusions point out that the distortions which occurred in our development plan are responsible for the social and educational crisis through which the country is going. Considering the relevance that education takes on today as a factor of social and economic progress, the importance of the teacher in this context is emphasized. An analysis of the role played by the teacher follows, combined with the trajectory of his/her professional training through time. Based on these analyses, it becomes clear that there exists a need for substantial changes in Brazilian education, which in turn, implies in the adoption of new trends in the matter of training and teaching activity. In this line of thinking, distance education is focused on as a possible alternative to respond to the present demands for a more democratic and quality education. The study which is carried out in this regard points out the different conceptions of distance education and the philosophical conceptions which back them up. The analysis of two Brazilian experiences of teacher training through distance education, LOGUS II and A JUMP TOWARD THE FUTURE, presented in this study, exemplify these different models. Furthermore, the expansion of distance education on a world level and its evolution made possible through the use of new technologies, are put into evidence. This forecloses the recommendation of its institutionalization on a wider scale in our country so as to contribute to the solution of educational problems which the present historical movement requires from the Brazilian nation.
Descrição: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Comunicação Educacional apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2504
Aparece nas colecções:Comunicação Educacional / Educational Communication

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