Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2499
Título: O director de turma e o conselho de turma na gestão flexível do currículo : da cooperação à inclusão
Autor: Oliveira, Ana Maria da Conceição Maduro Soares de
Orientador: Ferreira, Manuela Malheiro
Palavras-chave: Educação
Organização escolar
Desenvolvimento do curriculum
Planeamento do curriculum
Novos métodos de ensino
Conselho de turma
Diretor de turma
Estratégias educacionais
Data de Defesa: 2008
Citação: Oliveira, Ana Maria da Conceição Maduro Soares de - O director de turma e o conselho de turma na gestão flexível do currículo [Em linha] : da cooperação à inclusão . Lisboa : [s.n.], 2008. 2 vol.
Resumo: Esta investigação tem como objectivo a descrição, a análise e a compreensão da actividade prática contextualizada de duas escolas do 2° ciclo do ensino básico, no contexto da Gestão Flexível do Currículo. Neste sentido formulou-se o seguinte problema de estudo: Que transformações pedagógicas se operaram em duas turmas do 2° ciclo do ensino básico, em escolas diferentes após a aplicação de um projecto de Gestão Flexível do currículo? Para análise, aprofundamento e contextualização do problema referido, foram definidas as seguintes questões de investigação: 1. Qual o papel do Director de Turma na gestão curricular do projecto de flexibilidade? 2. Qual o papel do Conselho de Turma no trabalho de cooperação interdisciplinar, em contexto de Flexibilidade Curricular? 3. Porque será necessário alterar as práticas pedagógicas, num contexto de flexibilização curricular? 4. Como é que a formação cooperada em Conselho de Turma poderá levar os professores a novas práticas pedagógicas, na sala de aula? 5. Que factores levam os professores a alterar as suas próprias práticas pedagógicas? 6. Como é que as alterações das práticas pedagógicas poderão contribuir para o sucesso dos alunos? 7. Que estratégias pedagógicas concertadas são aplicadas, em sala de auja, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia de Portugal, Inglês e Ciências da Natureza, tendo em vista o sucesso de todos os alunos e a inclusão de jovens com NEE? 8. De que forma é gerido o currículo intercultural, em contexto de Flexibilidade, tendo como objectivo o sucesso dos alunos de minorias étnicas e culturais? Após o levantamento das questões de investigação e da análise da sua pertinência, no contexto da flexibilidade curricular, optou-se por definir os seguintes objectivos deste estudo: 1. Entender o papel desempenhado pelo Director de Turma como gestor flexível do currículo, no 2º ciclo do ensino básico; 2. Analisar o trabalho interdisciplinar do Conselho de Turma, ao nível da Flexibilidade Curricular; 3. Entender as razões que levaram às alterações das práticas pedagógicas em sala de aula; 4. Analisar o trabalho do Conselho de Turma. em Formação Cooperada; 5. Identificar actividades diversificadas, na sala de aula, que poderão levar os alunos ao sucesso educativo; 6. Avaliar a postura cooperativa dos professores, na sala de aula, e na interacção professor-alunos; 7. Observar a aplicação de algumas estratégias e métodos pedagógicos, implementados em sala de aula, nas disciplinas de Língua Portuguesa. Matemática História e Geografia de Portugal, Inglês e Ciências da Natureza, perspectivando o sucesso educativo e pedagógico de todos os alunos, em duas turmas do 2° ciclo do ensino básico, de duas escolas diferentes; 8. Compreender a Gestão Intercultural do Currículo, em contexto de Flexibilidade, tendo como objectivo último o sucesso educativo e pedagógico dos alunos de minorias étnicas e culturais, existentes nas turmas. Efectuou-se, ainda, uma pesquisa bibliográfica, partindo de quadros teóricos que enquadraram cenas práticas cooperativas e interculturais, cruzando-as com as propostas que visam a sua implementação na sala de aula e discutindo o papel do professor, do director de turma e do conselho de turma, em contexto de flexibilização curricular. Articulado com o problema de investigação foi seleccionada uma metodologia de carácter qualitativo e optou-se por produzir dos estudos de caso comparativos que envolveram duas escolas com trabalho diferente. Utilizou-se o inquérito por questionário, a entrevista, a análise documental de projectos e a observação de aulas e de Conselhos de Turma. Na parte final desta dissertação analisa-se as diferenças significativas que se referem as que se verificam com a experiência acumulada, os conhecimentos do trabalho cooperativo e da dinâmica de grupos. Concluindo, são avançadas algumas recomendações e enunciadas algumas preocupações relativas à formação de professores na área da Inclusão e da Educação lntercultural em contexto de Gestão Flexível do Currículo.
Descrição: Tese de Doutoramento na especialidade de Pedagogia e Educação Intercultural apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2499
Aparece nas colecções:Pedagogia e Educação Intercultural / Pedagogy and Intercultural Education

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