Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2493
Título: Ensino a distância e formação contínua : uma análise prospectiva sobre a utilização do ensino a distância na formação profissional contínua de activos em Portugal
Autor: Lagarto, José Reis
Orientador: Trindade, Armando Rocha
Palavras-chave: Formação profissional
Ensino a distância
Formação contínua
Competência
Qualificações
Estudo de casos
Análise de situação
Ensino profissional
Cursos de formação
Modelos educativos
Portugal
Data de Defesa: 2002
Citação: Lagarto, José Reis - Ensino a distância e formação contínua [Em linha] : uma análise prospectiva sobre a utilização do ensino a distância na formação profissional contínua de activos em Portugal. Lisboa : [s.n.], 2002. XII, 652 p.
Resumo: Numa altura de profundas transformações a todos os níveis, desde sociais a tecnológicas, os trabalhadores no activo e as empresas sentem necessidade de garantir a permanente actualização das suas competências. A formação a distância parece poder ser uma das respostas. Nesta tese procura-se saber se, a curto ou médio prazo, parte significativa dos activos portugueses poderá fazer a sua formação contínua em regime de ensino a distância e em que condições é que isso poderá ocorrer. Para dar resposta a esta questão, analisa-se numa primeira fase a situação das qualificações de base da população portuguesa, bem como as tendências de evolução nos próximos anos. Igual análise se faz, também, quanto aos níveis de literacia informática existente. Identifica-se e analisa-se ainda a actual estrutura de formação de base ao nível do sistema de ensino secundário vocacional e da sua capacidade de aumentar as respostas positivas a este nível de qualificações. Numa segunda fase faz-se a análise da evolução dos sistemas de formação a distância e da influência que as novas Tecnologias da Informação e Comunicação lhes trouxeram. Identificam-se e caracterizam-se os operadores mais importantes existentes em Portugal. Para sedimentar esta análise estudam-se três casos distintos e complementares de instituições de formação que utilizam regimes de formação a distância, nomeadamente o "Centre National d'Enseignement à Distance" de França, a "Open Learning Foundation/Open Learning Company" do Reino Unido e o "PROFISSS - Projecto de Formação Inicial Qualifícante para a Solidariedade e Segurança Social" de Portugal. As conclusões dos estudos de caso, associadas às evidências encontradas na fase anterior, dão origem às conclusões, materializadas por um conjunto de constatações e da proposição de vários cenários organizativos para possível enquadramento do mercado da oferta do ensino e formação a distância em Portugal.
In a world where new technologies and social structures are always changing, people and organizations need to face these new challenges. Open and Distance Learning seems to be one of the possible answers. In this thesis we try to find out if a significant part of Portuguese workers will be able to perform lifelong learning using open and distance learning. If so, what conditions will be needed to perform this challenge. In the first part of the thesis, the present basic qualifications of Portuguese people are analysed, and their evolution is foreseen. The same analysis is done for informatics literacy. We also analyse the present situation of the vocational system at secondary school level and its potential to improve the whole performance. In a second step we analyse the Open and Distance learning systems and their evolution, having in mind the impact of new tools brought by the Information Society. We also list the most important organizations operating in Portugal. We have studied three different organizations, using the case study methodology trying to find out the best possible practices in ODL. They are the "Centre National d'Enseignement a Distance" (France), the "Open Learning Foundation/Open Learning Company" (United Kingdom), and "PROFISSS - Projecto de Forrnacao Inicial Qualificante para a Solidariedade e Segurança Social" (Portugal). The case study conclusions, and their matching with the evidences drawn from the previous work, give origin to the final conclusions where some statements are made and the construction of different scenarios for the organization of ODL market in Portugal are designed.
Descrição: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Organização de Sistemas de Formação apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2493
Aparece nas colecções:Organização de Sistemas de Formação / Organization of Training Systems

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