Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2491
Título: Modelos ibéricos de ensino superior a distância : no contexto mundial
Autor: Carmo, Hermano
Orientador: Rocha-Trindade, Maria Beatriz
Barata, Óscar Soares
Palavras-chave: Universidade Aberta
UNED
Ensino a distância
Modelos educativos
Papel da educação
Desenvolvimento económico e social
Sociologia da educação
Mundo
Universidades abertas
Sociedade em mudança
Sociedade da informação
Espanha
Portugal
Data de Defesa: 1994
Citação: Carmo, Hermano - Modelos ibéricos de ensino superior a distância [Em linha] : no contexto mundial. Lisboa : [s.n.], 1994. 571 p.
Resumo: O presente trabalho tem como objectivo comparar duas organizações de ensino superior a distância, a Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED) de Espanha e a Universidade Aberta de Portugal, como instrumentos de desenvolvimento de recursos humanos, no contexto global da problemática da educação no mundo contemporâneo e da contribuição dada pelo ensino a distância. Para atingir tal objectivo, o autor adoptou uma estratégia interdisciplinar, com recurso de forma mais frequente às contribuições da Sociologia das Organizações e da Educação e à abordagem sistémica. A dissertação está organizada em três partes distintas, precedidas de uma introdução e seguidas de uma bibliografia consultada e de cinco breves anexos. Na introdução, após situar-se o leitor quanto ao percurso teórico e empírico empreendido pelo autor até chegar ao objecto de estudo, procura-se elucidá-lo sobre as opções metodológicas feitas ao longo da pesquisa bem como das suas principais contribuições e limitações. Na primeira parte (caps. 1 e 2), partindo de uma perspectiva macrossociológica, identificam-se três grandes processos sociais contemporâneos que condicionam a emergência de seis necessidades educativas, tendo procurado demonstrar-se que os sistemas de ensino convencional, só por si, não lhes conseguem dar resposta. Seguidamente, após descrever-se o modo como se desenvolveram os sistemas de ensino a distância, foram identificadas as suas principais contribuições para a resolução de alguns dos problemas educativos referidos. Na segunda parte (caps.3 a 6), a aplicação, a diversos níveis, do modelo de análise organizacional adoptado, permitiu observar, nas suas linhas mestras, dois sistemas de ensino a distância bem diferentes - o espanhol e o português. Na terceira parte, (cap. 7 e conclusão), em jeito de reflexões finais, procurou-se identificar um novo campo de pesquisa no domínio da Sociologia da Educação, o da educação a distância, traçando-lhe os principais contornos e virtualidades. Seguidamente, procedeu-se à síntese do caminho percorrido, a uma análise contrastiva das duas universidades abertas estudadas, procurando-se daí extrair um conjunto de condicionantes estratégicas dos dois modelos.
The main purpose of this work is the comparison of two university distance teaching institutions, Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED) of Spain and Universidade Aberta of Portugal, as tools of human resources development, within the global context of the problematic of education in the contemporary world and of the contribution given by distance teaching. In order to fulfil such purpose, the author has adopted an interdisciplinary strategy, frequently recurring to the contributions of the Sociology of Organizations and of Education and to a systemic approach. The dissertation is divided is three different parts, preceded by an introduction and followed by a bibliography and five brief annexes. Introduction: In this part, the reader is informed about the theoretical and empirical course chosen by the author before he gets to the object of his study. Then, there is a presentation of the methodological options accomplished during the research, as well as their main contributions and limitations. First Part (Chapters 1 and 2): Having a macrosociological perspective as basis, three major social contemporary processes which restrict the emergence of six teaching needs are identified. The author tries to show that the systems of traditional teaching cannot in themselves be an answer . Then, after having described the way how the distance teaching systems have developed, the author identifies their main contributions to the resolution of some of the already mentioned teaching problems. Second Part (Chapters 3 to 6): The application, at several levels, of the adopted organizational analysis pattern, has enabled the observation, within the two main lines, of two quite different systems of distance teaching - the Spanish and the Portuguese ones. Third Part (Chapters 7 and conclusion): The author has tried to identify a new field of research in the area of the Sociology of Education, the distance teaching one, by sketching the main lines and qualities. Afterwards, the author has developed a synthesis of the study, a contrastive analysis of the two open universities, seeking to obtain a set of strategic references of the two patterns.
Ce travail a pour objectif la comparaison de deux organisations d’enseignement supérieur à distance, l’Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED) en Espagne et l’Universidade Aberta du Portugal, vues comme outils de développement de recours humains dans le contexte global de la problématique de l’éducation dans le monde contemporain et de l’apport fourni par l’enseignement à distance. Afin d’atteindre ce but, l’auteur a adopté une stratégie interdisciplinaire, ayant le plus souvent recours aux apports de la Sociologie des Organisations et de l’Éducation ainsi qu’à une approche systémique. La dissertation se distribue en trois parties distinctes, précédées par une introduction et suivies d’une bibliographie consultée et de cinq courts annexes. Après avoir situé le lecteur en ce qui est du parcours théorique et empirique entrepris par l’auteur pour en venir à l’objet d’étude, l’introduction cherche à fournir un éclairage sur les options méthodologiques faites durant la recherche, en montrant leurs apports tout comme leurs limitations. 788 Dans la première partie (chapitres 1 et 2), l’on adopte une perspective macro-sociologique pour identifier trois grands processus sociaux contemporains qui conditionnent l’émergence de six besoins éducatifs, ayant cherché à démontrer que les systèmes d’enseignement conventionnels ne peuvent, d’eux seuls, fournir une réponse adéquate. Ensuite, après la description de la manière dont se sont développés les systèmes d’enseignement à distance, l’on a identifié ses principaux apports dans le sens de la résolution de quelques problèmes éducatifs en cause. Dans la deuxième partie (chap. 3 à 6), l’application, à différents niveaux, du modèle d’analyse organisationnelle adopté, a permis d’observer, dans ses lignes majeures, deux systèmes d’enseignement à distance très différents - l’espagnol et le portugais. Dans la troisième partie (chap. 7 et conclusion), sous forme de réflexions finales, l’on s’est essayé à identifier un nouveau champ de recherche dans le domaine de la Sociologie de l’Éducation, celui de l’éducation à distance, en en dessinant ses principaux contours et ses principales potentialités. Finalement, on a procédé à la synthèse du chemin parcouru aussi bien qu’à une analyse contrastive des deux universités ouvertes étudiées, à fin d’en extraire un ensemble de conditionnantes stratégiques pour les deux modèles.
Descrição: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Organização de Sistemas de Formação apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2491
Aparece nas colecções:CEMRI - Teses de Doutoramento / Phd Thesis
Organização de Sistemas de Formação / Organization of Training Systems

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