Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2489
Título: Questões epistemológicas da inovação educativa no contexto multicultural de Macau
Autor: Branco, Miriam de Campos Aço Vieira
Orientador: Trindade, Armando Rocha
Palavras-chave: Educação
Análise de situação
Inovações educativas
Multiculturalismo
Psicologia da educação
Filosofia da educação
Modelos educativos
Educação intercultural
Macau
Data de Defesa: 2000
Citação: Branco, Miriam de Campos Aço Vieira - Questões epistemológicas da inovação educativa no contexto multicultural de Macau [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2000. 327 p.
Resumo: O ambiente em que decorreu este trabalho de investigação e recolha é um ambiente multicultural e multilinguístico, policentrado e híbrido em termos educativos, com modelos pedagógicos e expressões didácticas entre standards europeus, com pedagogia activa e novas tecnologias de ensino, e standards tradicionais, reprodutores, pela memória, de modos de ensinar e aprender. Pretendeu-se que o ponto de partida da investigação fosse a temática da inovação pedagógica, já que a riqueza do ambiente socioeducativo e cultural se traduzia em diferentes formas curriculares e metodológicos de fazer educação, com procedimentos híbridos, equilibrados entre tradição e inovação, com razoável sofisticação tecnológica e estratégias tradicionais, mas com garantia de eficácia em termos de produtos educativos obtidos, o que constituía, de facto, um campo de investigação complexo, motivante e original. Este ponto de partida temático localizado no ambiente de cruzamentos múltiplos que é o Território de Macau, veio a estruturar-se como núcleo conceptual da investigação, inserido na molduradas implicações epistemológicas, procurando avaliar diferentes práxis educativas, numa análise comparativa e projectando, como cenário, uma epistemologia da cultura da educação neste contexto intercultural. O suporte de organização que define os grandes temas da tese, consagrados em capítulos e elucidados em pormenor nos diferentes sub-capítulos, poderá ser definido, em três grandes blocos que se caracterizam pelas diferentes funções que desempenham no conjunto modular que é a tese. O primeiro bloco é, em termos temáticos, um conjunto de informação que tem por finalidade contextualizar o trabalho realizado, situando-o na sua ligação intrínseca com o investigador, na sua ligação à sociedade e às suas determinantes socioculturais, geo-económicas e políticas e no seu entrosamento com a realidade educativa específica do Território de Macau. Este primeiro bloco, que congrega informação diversa sobre os diferentes contextos em que se movimenta a tese é também, no seu momento de Abertura e Prólogo, uma declaração fornal, personalizada, do que se pretende atingir, em termos essenciais, com o trabalho realizado. Este bloco temático oferece, ainda, momentos de interpretação pessoal (Macau, cidade de cruzamentos múltiplos) e filtragem impressionista, assim como escolhas teóricas de suporte para posicionamentos pessoais claramente definidos (A multiplicidade policêntrica em contexto sócio-educativo). É também neste primeiro bloco temático que se integra a elucidação sobre a metodologia de trabalho, entrosada está de algum modo, nas determinantes interactivas do cenário de investigação que, pelas suas características, sugeriu a utilização de uma metodologia de domínio marcadamente qualitativo, organizada em paradigmas funcionais de observação e análise em que se procurou não perder de vista a causalidade múltipla e recíproca do processo educativo em todas as expressões particulares que foram sujeitas a recolha e tratamento. Procurou-se, nesta elucidação temática a que se deu o nome de "Interacção e dialéctica em metodologia qualitativa", definir o quadro metodológico de toda a investigação, definindo a tipologia geral do trabalho, os diferentes processos utilizados na recolha e na observação, os modelos de grelhas e guiões para caracterização e orientação de recolhas, os enquadramentos explicativos de diferentes situações observadas, o tipo de fontes utilizadas e a ordenação conceptual de todos os elementos recolhidos e interpretados face à referência classificativa/temática da estrutura geral da tese. O segundo bloco temático corresponde, na sua essência, ao que se pretende apresentar como "tese", suporte explicativo original da realidade educativa observada e que se pode caracterizar, como um conjunto de asserções fundamentadas sobre a interacção tradição/inovação, numa epistemologia da cultura, sobre os referenciais axiológicos da inovação didáctica, sobre o discurso educacional multimedia, na sua vocação inovadora e ainda sobre as razões epistemológicas da inovação didáctica e da tradição educativa em Macau. Pelo meio, nesta sequência criadora de novos referenciais de interpretação, estruturam-se as interrogações metódicas sobre a realidade educativa do Território de Macau, sobre os produtos educativos aculturados e transculturados, sobre os standards educativos e os discursos pedagógicos híbridos e ainda sobre as práxis educativas,em Macau, nos diferentes subsistemas, constituindo-se estas interrogações, à medida que elucidadas, em suporte material das conclusões. O bloco que finaliza a tese é uma estrutura complementar, um conjunto referencial que, a diferentes níveis , possibilita informação não integrada no desenvolvimento temático essencial, por razões de engenharia de texto ou por opção de estrutura, definida no início do trabalho. A diferentes capítulos, a diferentes momentos de trabalho, correspondeu uma metodologia e uma bibliografia específicas, assim como diferentes enquadramentos teórico conceptuais e diferentes documentos e provas de recolha . A ordenação de cada uma destas situações face ao seu enquadramento temático específico constituiu, então, a estrutura de finalização e ordenação complementar do trabalho, permitindo o acesso a diferentes momentos metodológicos, bibliográficos, teórico conceptuais e documentais.
Descrição: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2489
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