Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2488
Título: A integração das novas tecnologias no pré-escolar : um estudo de caso
Autor: Amante, Lúcia
Orientador: Marques, Maria Emília Ricardo
Martins, Margarida Alves
Palavras-chave: Educação pré-primária
Qualidade da educação
Novas tecnologias
Estudo de casos
Aplicações dos computadores
Tecnologia da informação e comunicação
Informática
Aprendizagem
Data de Defesa: 2003
Citação: Amante, Lúcia - A integração das novas tecnologias no pré-escolar [Em linha] : um estudo de caso. Lisboa : [s.n.], 2003. 575 p.
Resumo: A presente investigação tem como objectivo descrever e analisar os processos de integração das novas tecnologias da informação e da comunicação num estabelecimento de educação pré-escolar. Assume o formato de um estudo de caso, onde se privilegiam metodologias de natureza qualitativa e adopta uma perspectiva interpretativa construtivista. Constitui-se como um projecto de investigação-acção, dado que para além de procurar compreender a realidade procura igualmente intervir nessa realidade. Neste âmbito, os objectivos visados organizaram-se a três diferentes níveis: Objectivos de Investigação, Objectivos de Inovação e Objectivos de Formação, tendo como fim último contribuir para desenvolver uma prática educativa de qualidade no Jardim de Infância. Defende-se que as novas tecnologias podem constituir-se não apenas como recurso didáctico mas como um instrumento cultural utilizado na prática pedagógica da educação pré-escolar com finalidades sociais autênticas que lhes conferem significado. Procurou-se, deste modo, que as novas tecnologias fossem integradas no contexto das salas de actividades, servindo objectivos e finalidades reais, inseridas no conjunto de actividades curriculares, promovendo novas experiências educativas num contexto integrado de aprendizagem. Perspectivou-se, nesta óptica, um processo de formação em contexto que decorria no Jardim de Infância em estreita relação com as necessidades do quotidiano das salas de actividades e da instituição. Adoptou-se um modelo de auto-formação cooperada, decorrente da intervenção e das necessidades que ela colocava, assente no princípio do isomorfismo pedagógico. As conclusões deste estudo apontam para a necessidade de perspectivar a mudança e a inovação considerando a complexidade e especificidade dos contextos concretos, destacando-se neste âmbito com particular relevância a importância do clima organizacional e do factor liderança no desenrolar de processos de intervenção/inovação. Evidenciou-se também neste trabalho um conjunto de possibilidades efectivas de utilização das novas tecnologias em contexto de jardim de infância e a sua mais valia na criação de dinâmicas de trabalho significativas e educacionalmente relevantes. Foi igualmente possível avaliar os efeitos da intervenção ao nível das percepções e atitudes das crianças face ao computador e seus utilizadores. Este estudo suscitou ainda a reflexão sobre um conjunto de questões mais amplas relativas designadamente, à formação dos educadores, às políticas educativas, qualidade dos media digitais, equidade no acesso às novas tecnologias, entre outras. Numa primeira parte apresenta-se o enquadramento teórico da investigação, onde se aborda, entre outros aspectos, a questão da qualidade na educação e sua relação com a inovação educacional, bem como a problemática da formação de professores, salientando as novas perspectivas que emergem neste domínio. Discute-se ainda a relação da Escola com a sociedade profundamente tecnológica em que hoje vivemos, bem como aspectos mais específicos relativos à utilização das novas tecnologias por crianças ao nível da educação pré-escolar, considerando aos resultados da investigação desenvolvida neste âmbito. Numa segunda parte surge o enquadramento epistemológico e metodológico subjacente à investigação, procurando fundamentar as opções tomadas a este nível. A terceira parte apresenta o desenvolvimento do estudo de caso que constitui o objecto deste trabalho. Nela se descreve e analisa todo o contexto e percurso realizado ao longo dos 15 meses da intervenção, procurando, sempre que possível, dar voz aos diversos actores que o vivenciaram. Cabe ainda, nesta parte, a apresentação de um estudo específico realizado sobre a percepção e atitudes das crianças sobre o computador e seus utilizadores, antes e após a intervenção, onde se procura dar conta dos reflexos da mesma neste domínio.
The aim of the present research is to describe and to analyze the processes of integration of the new technologies of information and communication in an establishment of preschool education. It assumes the format of a case study, where we privilege methodologies of qualitative nature and we adopt a interpretative constructivist perspective. It consists in one project of action-research that besides looking for to understand the reality equally looks for to change this reality. In this scope, the aimed objectives have been organized it three different levels: Research, Innovation and Training, having as last end to contribute to develop the quality of educational practices in the kindergarten. We argue that the new technologies can consist not only as a didactic resource but as a cultural instrument used in the pedagogical practice of the preschool education with authentic social purposes that confer meant to them. We looked, in this way, that the new technologies were integrated in the context of the classrooms activities, serving real goals, promoting new educative experiences in an integrated context of learning. In this optics, we developed a process of “training in context” that elapsed in the kindergarten in narrow relation with the quotidian needs of the classrooms activities and the institution. We have adopted a model of cooperative training, related with the intervention and the needs that it placed, seats in the principle of the “pedagogical isomorphism”. The conclusions of this study points to the necessity of perspective the change and the innovation considering the complexity and specificity of the real contexts. We highlight in this scope with particular relevance the importance of the organization climate and the factor leadership in the innovation processes. A set of effective possibilities of use of the new technologies in context of kindergarten and its more value to improve significant and educational relevant dynamics of work was also proven in this research. It was equally possible to evaluate the effect of the intervention in the children’s perceptions and attitudes towards computers and its users. This study it still promote the reflection on a set of relative ampler questions namely, to the initial and continuous training of the early educators, to the educative politics, quality of digital media, equity in the access to the new technologies, among others.
Descrição: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Comunicação Educacional apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2488
Aparece nas colecções:Comunicação Educacional / Educational Communication

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