Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2483
Título: Espiritualidade e comportamentos de cidadania organizacional : expressões de cidadania nas organizações : um estudo de caso
Autor: Ferrage, Virgínia Zaidam Chantre
Orientador: Carmo, Hermano
Palavras-chave: Comportamento organizacional
Liderança
Religião
Cidadania
Comportamento
Data de Defesa: 2012
Citação: Ferrage, Virgínia Zaidam Chantre - Espiritualidade e comportamentos de cidadania organizacional [Em linha] : expressões de cidadania nas organizações : um estudo de caso. Lisboa : [s.n.], 2012. 147 p.
Resumo: A questão que deu origem à dissertação visava descortinar a influência da dimensão espiritual nos comportamentos do indivíduo, mormente nas organizações. Dada a condição da autora trabalhar na organização, objeto do estudo de caso, foi necessário criar um dispositivo que a ajudasse a distanciar-se, de modo a poder analisá-la com maior objetividade. Nesse contexto, foi construído um modelo de análise ancorado no quadro teórico de referência, a partir do qual se concebeu o questionário para a recolha de dados. Este integrou um conjunto de 31 afirmações, cada uma das quais apelando ao preenchimento de duas escalas de Lickert (sobre a situação percecionada e a situação desejada), bem como algumas variáveis caracterizadoras dos inquiridos (o sexo, a idade, a categoria profissional, as habilitações literárias e a dimensão espiritual no seu comportamento organizacional). O questionário foi aplicado a uma amostra de 158 colaboradores da Universidade Aberta, entre pessoal docente e não docente, com o intuito de analisar as perceções dos inquiridos. O questionário foi elaborado na ferramenta Limesurvey e para o tratamento dos dados utilizamos o EXCEL. Apresentámos os resultados de forma descritiva utilizando para o efeito as frequências absolutas e relativas e a média. Fizemos contagens simples para apurar as respostas procurando encontrar a relação entre as diversas variáveis em estudo. Por fim e após a análise dos dados chegámos a algumas conclusões que são respostas às questões de investigação, nomeadamente: que os comportamentos de cidadania organizacional sofrem a influência da dimensão espiritual, que esta dimensão é reflexo da educação/socialização e que o modelo de análise deste trabalho revela a interdependência entre a dimensão espiritual e os comportamentos de cidadania. Sugerimos que a Liderança, enquanto variável, seja estudada numa perspectiva espiritual em pesquisas futuras, pela importância que adquire nas organizações e no condicionamento dos comportamentos de cidadania organizacional.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2483
Aparece nas colecções:Mestrado em Relações Interculturais / Master's Degree in Intercultural Relations - TMRI

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
dissertação MRI_espiritualidade.pdf2,05 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.