Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2482
Título: Vozes sobre a televisão no âmbito da educação de pessoas adultas : uma abordagem sociocultural
Autor: Aires, Luísa
Orientador: Trindade, Armando Rocha
Pablos Pons, Juan de
Palavras-chave: Vygotsky, L.S., 1896-1934
Bakhtine, Mikhail, 1895-1975
Teoria social
Comunicação educacional
Papel dos média
Televisão
Média
Educação de adultos
Tecnologia da educação
Televisão educativa
Socialização
Identidade
Desenvolvimento da personalidade
Data de Defesa: 2000
Citação: Aires, Luísa - Vozes sobre a televisão no âmbito da educação de pessoas adultas [Em linha] : uma abordagem sociocultural. Lisboa : [s.n.], 2000. 3 vol.
Resumo: A presente investigação emerge do campo epistemológico das Ciências Sociais – mais especificamente dos denominados Estudos Culturais – e fundamenta-se nas teorias de Lev Vygotski e Mikhaïl Bakhtin. A dimensão externa mais visível da perspectiva teórico-metodológica adoptada reside no seu carácter interdisciplinar, integrando propostas oriundas do âmbito da Psicologia, Filosofia, Sociologia, Ciências da Comunicação e Ciências da Educação. No estudo desenvolvido definimos como meta prioritária explorar os contributos da teoria sociocultural para a análise do papel mediador da Televisão nos processos de construção da Identidade Cultural vinculados a contextos específicos de Educação de Pessoas Adultas. Consideramos que os processos sociais e culturais que configuram o quotidiano das sociedades hodiernas produzem-se, sobretudo, como acontecimentos comunicativos mediáticos que interferem não só nas formas de organização social como também nos processos de construção de identidade cultural. Esta dimensão da realidade social constitui um importante repto para as Ciências da Educação, participantes na produção de novos discursos sobre os processos de aprendizagem observados nos diferentes âmbitos da acção humana. A concepção vygotskiana de mediação cognitiva e o papel dos signos – linguísticos e não linguísticos – na criação do pensamento humano associada à perspectiva bakhtiniana de discurso enquanto comunicação, dialogia, voz, género discursivo permitem-nos a abordagem sociocultural da oralidade como manifestação da linguagem nos modos de pensamento humano. Mediante o uso, domínio, privilegiação, reintegração e apropriação de diferentes instrumentos mediadores, os agentes criam outros instrumentos transformando o sentido e a natureza dos primeiros. Neste contexto, definimos como objectivo central da investigação estudar as formas de mediação protagonizadas pela Televisão em geral, e por um programa cultural televisivo, em particular, nos discursos escolares. Para tal, seleccionámos quatro grupos naturais de alunos do Ensino Recorrente pertencentes a diferentes níveis de escolaridade – 1º, 2º e 3º ciclos. A metodologia de recolha e análise de informação adoptada é de natureza qualitativa exploratória. A partir da aplicação da técnica de grupos de discussão e da metodologia microgenética inseridas na dinamização de actividades escolares orientadas pelos temas “A Televisão e o Quotidiano” e “O documentário Senhora Aparecida”, acedemos à exploração da privilegiação e reintegração do papel da Televisão como instrumento mediador nos processos educativos. O contraste teórico de uma proposta metodológica para a análise da mediação sociocultural com base na acção discursiva escolar, a exploração do método de grupos de discussão no estudo da mediação produzida por instrumentos culturais específicos como é o caso da Televisão e a análise de estratégias de resolução de problemas a partir dos discursos produzidos no contexto da aplicação da metodologia microgenética desocultam-nos um conjunto de propostas sobre a importância do diálogo na Educação de Pessoas Adultas, os modos de apropriação de programas de Televisão específicos e o papel dos contextos escolares na articulação de relações semânticas descontextualizadas e contextualizadas nas vozes dos agentes.
The present investigation emerges from the epistemological field of Social Sciences – more specifically from the so called Cultural Studies –and it is based on the theories of Lev Vygotski and Mikhaïl Bakhtin. The most visible external dimension of the theoretical and methodological perspective adopted is its interdisciplinary nature, which integrates propositions that come from the sphere of action of Psychology, Philosophy, Sociology, Communication Sciences and Educational Sciences. Our prior goal in this study is to explore the contribution of the sociocultural theory in the analysis of the mediating role performed by Television in the construction of the Cultural Identity in the specific context of Adult Education. We consider that the social and cultural processes that shape the daily life of the present societies are produced mainly as mediatic communicative events which interfere not only in the forms of social organization, but also in the processes of construction of the cultural identity. This dimension of the social reality is an important challenge to the Educational Sciences, which take part in the production of the new discourses about learning processes observed in the different spheres of human action. The vigotskian conception of cognitive mediation and the role of signs – linguistic and non-linguistic – in the creation of human thought, as well as the bakhtinian perspective of discourse as communication, dialogism, voice, discourse genre, give us a sociocultural approach of oral language as a manifestation of human thought. In the presence of the usage, mastery, privilegiation, reintegration and appropriation of the different mediational means, the agents create other means, transforming the sense and nature of the previous ones. In this context, the central goal of this investigation is to study the mediation patterns performed by Television, in general, and by a cultural television program, in particular, in the discourses produced at school. So, we selected four groups of students from “Ensino Recorrente”, each belonging to a different grade – 1st, 2nd and 3rd cycle. We adopted the exploratory qualitative methodology to collect and analyse the information. From the application of the group discussion technique and the micro-genetic methodology, being both part of school activities around the topics “Television and the daily life” and “The documentary of Senhora Aparecida”, we explored the privilegiation and reintegration of the role played by Television as a mediational tool in the educational processes. The theoretical contrast of a methodological proposition to analyse sociocultural mediation based on school discursive action, the exploration of the group discussion method to study the mediation produced by specific cultural means like Television and the analysis of problem solving strategies through the discourses produced when using a micro-genetic methodology, tell us a lot about the importance of dialogue in Adult Education, about the appropriation of specific television programs and about the role of school settings in the articulation of semantic relations, both in context and out of context, in the voices of the agents.
Cette recherche s’inscrit dans le champ épistémologique des Sciences Sociales – plus concrètement, des Études Culturelles – et est fondée sur les théories de Lev Vygotski et Mikhaïl Bakhtine . La dimension la plus visible de la perspective théorique et méthodologique adoptée réside dans son caractère interdisciplinaire, intégrant des approches originaires des champs de la Psychologie, Philosophie, Sociologie, Sciences de la Communication et Sciences de l’Education. Dans l’étude développée, nous désignons comme objectif prioritaire, l’exploitation des apports de la théorie socioculturelle pour l’analyse du rôle médiateur de la Télévision dans les processus de construction de l’Identité Culturelle et ceci dans le contexte spécifique de Formation d’Adultes. Nous considérons que les processus sociaux et culturels qui façonnent le quotidien des sociétés actuelles se produisent surtout en tant qu’évènements communicatifs médiatiques qui interfèrent non seulement dans les formes d’organisation sociale mais aussi dans les processus de construction de l’identité culturelle. Cette dimension de la réalité sociale constitue un important enjeu pour les Sciences de l’Education, qui participent à la construction de nouveaux discours sur les processus d’apprentissage observés dans les différents domaines de l’action humaine. La conception de Vygostki de la médiation cognitive et du rôle des signes – linguistiques et non-linguistiques – dans la création de la pensée humaine associée à la perspective bakhtinniene du discours en tant que communication, dialogie, voix, genre discursif, nous permettent de mener une approche socioculturelle de l’oralité comme manifestation du langage dans les modes de pensée humaine. A travers l’utilisation, la maîtrise, le soutien, la réintégration de différents outils médiateurs, les acteurs créent d’autres outils en transformant le sens et la nature des premiers. Dans ce contexte, nous choisissons comme objectif centrale de la recherche l’étude des formes de médiation présentées par la télévision, en générale, et par une émission culturelle, en particulier, dans les discours scolaires. Dans cette perspective, nous avons choisi quatre groupes naturels d’élèves de l’Ensino Recorrente (enseignement nocturne pour des étudiants travailleurs) appartenant à différents niveaux de scolarité – 1er, 2ème et 3ème de l’Ensino Básico (école primaire et collège). La méthode de saisie et l’analyse de l’information est de nature qualitative exploratoire. À partir de l’application de la technique de groupes de discussion et de la méthode microgénétique insérées dans la dynamisation d’activités scolaires centrées sur les thèmes « La télévision et le quotidien » et « Le documentaire Senhora Aparecida », nous avons conclu à la réintégration du rôle de la télévision en tant qu’instrument médiateur dans les processus éducatifs. Le contraste théorique d’une approche méthodologique pour l’analyse de la médiation socioculturelle basée sur l’action discursive scolaire, l’exploitation de la méthode de groupes de discussion dans l’étude de la médiation produite par des outils culturels spécifiques (comme c’est le cas de la télévision et l’analyse de stratégies de résolution de problèmes à partir des discours produits dans le contexte de l’application de la méthode microgénétique) nous permettent de formuler une série de propositions sur l’importance du dialogue dans l’éducation des adultes, les modes d’appropriation d’émissions de télévision spécifiques et le rôle des contextes scolaires dans l’articulation de rapports sémantiques décontextualisés et contextualisés dans les voix des acteurs.
Descrição: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Comunicação Educacional apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2482
Versão do Editor: http://hdl.handle.net/10400.2/2154
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Comunicação Educacional / Educational Communication

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