Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2458
Título: Da motivação à experiência da solidão : Universidade da Terceira Idade
Autor: Monteiro, Maria Helena Mendes
Orientador: Neto, Félix
Palavras-chave: Psicologia social
Pessoas idosas
Envelhecimento
Solidão
Ensino universitário
Alunos adultos
Motivação
Psicometria
Third Age Universities
Ageing
Motivational states
Loneliness
Data de Defesa: 2005
Citação: Monteiro, Maria Helena Mendes - Da motivação à experiência da solidão [Em linha] : Universidade da Terceira Idade. Lisboa : [s.n.], 2005. 356 p.
Resumo: O objectivo deste estudo é avaliar o papel destas Universidades para a Terceira Idade na solidão e qual o estado motivacional dos seus alunos que preside à sua frequência, pelo que foram efectuados um estudo preliminar e dois estudos empíricos. No estudo preliminar foram analisadas as motivações de 117 alunos da Universidade Sénior de Espinho e observou-se que as relações interpessoais e a aprendizagem eram as principais. O pré-requisito necessário para avaliar o estado motivacional dos sujeitos que frequentam uma Universidade para a Terceira Idade foi o desenvolvimento de um instrumento adequado, no primeiro estudo empírico. A amostra foi constituída por 209 alunos (176 alunos da UATIP e 114 alunos da USE) para examinar o estado metamotivacional preferido. A análise factorial das medidas do estilo metamotivacional evidenciou oito factores para oito estados metamotivacionais. Os resultados apontam os estados paratélicos, simpatia áutica e aloica como determinantes na tomada de decisão para a opção da frequência das duas universidades. No segundo estudo empírico, a solidão foi avaliada numa amostra de 108 alunos da USE. Utilizou-se a regressão hierárquica para extrair os factores preditivos da solidão. Relativamente às variáveis que estudam a solidão dos alunos que frequentam a Universidade de Espinho foi evidenciado, pela análise de regressão hierárquica, que a satisfação com a vida e a percepção do número de elementos da rede de apoio social e a satisfação com a mesma, eram determinantes na percepção da solidão. Contudo, devido ao tamanho da amostra, uma conclusão releva-se como sendo prematura.
The movement of Third Age Universities is associated to the ageing of the populations. The purpose of this study is to evaluate the role of these universities in the loneliness and which motivational state presides on the choice to frequent them, and because of this, a preliminary and two empirical studies were done. In the preliminary study it was analysed the motivations of the 117 pupils of the Senior University of Espinho and it was observed that the social relationships and the learning were the main ones. The development of an adequate instrument to evaluate the motivational state the subjects who are attending a University of Third Age was a necessary pre-requisite in the first empirical study. The sample was composed of 209 pupils (176 pupils of the UATIP and 114 pupils of the USE) to examine the preferred metamotivational state. Factor analyses of metamotivational style measure yielded eight factors for eight types of metamotivational styles. The results point the paratelic, autic and alloic sympathy states as determinants in taking decision of these pupils to the option of the frequency of these two universities. In the second empirical study, the loneliness was examined in a sample of 108 pupils of USE. Hierarchical regression analyses were used to put in evidence the predictors of loneliness. It was evidenced that the satisfaction with life and the perception of the number of elements of the social support and the satisfaction with the same one are determinative in the perception of the loneliness. However, because of the relative smallness of the sample of pupils, we concluded that a conclusive interpretation would be premature.
Le mouvement des Universités du Troisième Âge est associé au vieillissement de la population. Le but de cette étude est évaluer l’importance de ces universités en ce qui concerne la solitude et l’état motivationnel à propos de la décision de les fréquenter. Dans l’étude préliminaire, les motivations de 117 élèves de l’Université Sénior d’Espinho ont été analisées et il a été observé que les relations sociales et l’apprentissage ont été les principales. Le développateur d’un instrument adéquat pour évaluer l’état motivationnel des personnes qui fréquentent une Université de Troisième Âge a été un pre-requisit nécessaire, dans la première étude empirique. L’échantillon est composé de 209 élèves (176 élèves de l’UATIP et 114 élèves d’USE) pour éxaminer l’état motivationnel préféré. L’analyse factorielle de l’instrument d’évaluation de l’état motivationnel a mis en évidence huit facteurs pour huit types d’états motivationnels. Les résultats ont indiqué que les états paratélique, sympatie autique et aloique comme déterminants à la décision de ces élèves à l’option de fréquenter cettes universités sont fondamentaux pour la décision de ces élèves de fréquenter ces universités. Dans la deuxième étude empirique, la solitude a été examinée dans une échantillon de 108 élèves de l’USE. Les analyses de régression hiérarchique ont été utilisées pour mettre en évidence les predicteurs de la solitude. Il a été mis en évidence que la satisfaction avec la vie et la perception du numéro d’éléments de l’appuie social sont des prédicteurs significatifs de la solitude. Toutefois, à cause de l’échantillon restreint, une conclusion définitive sera prémature.
Descrição: Tese de Doutoramento em Psicologia na especialidade de Psicologia Social apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2458
Aparece nas colecções:Psicologia Social / Social Psychology



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