Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2413
Título: The word for world is forest : Ursula K. Le Guin e a tradição da literatura americana sobre a natureza
Autor: Prata, Ricardo
Orientador: Avelar, Mário
Palavras-chave: Le Guin, Úrsula, 1929-
Literatura americana
Cultura americana
Século XX
Data de Defesa: 2004
Citação: Prata, Ricardo Luís Tavares da Costa - The word for world is forest [Em linha] : Ursula K. Le Guin e a tradição da literatura americana sobre a natureza. [Lisboa] : [s.n.], 2004. 398 p.
Resumo: O nosso projecto ambiciona mostrar as formas através das quais a ficção de Ursula K. Le Guin pode ser usada num estudo sobre o modo como a literatura reflecte os relacionamentos, em constante mutação, entre a cultura e o cosmos, pondo a influência do seu trabalho a par com a de outros autores de literatura sobre a natureza contemporâneos. Escolhemos esta autora pelo facto de a sua vasta obra (tem dezenas de títulos publicados e traduzidos em várias línguas, desde 1961 até 2004) ser ainda pouco divulgada e estudada em Portugal, por um lado. Por outro lado, norteámos a nossa investigação utilizando o tema da natureza como fio condutor, uma vez que aquele se assume como um elemento constituinte essencial da identidade americana e da obra da autora. A literatura sobre esta temática constitui um campo que abrange tópicos variados. Para os nossos intentos, optámos por analisar três que consideramos primordiais: os relacionamentos entre nomeação, posse e essência; as tentativas de encurtar a distância entre o Eu e o Outro, sem cooptar o Outro; e a necessidade de solidão de modo a experimentar e entender plenamente a relação com a natureza.
Descrição: Tese de Doutoramento em Literatura na especialidade de Literatura Americana apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2413
Aparece nas colecções:Literatura Norte-Americana / North American Literature

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TD - Ricardo Prata.doc22,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.