Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2412
Título: Fradiquismo e modernidade no último Eça (1888-1900)
Autor: Piedade, Ana Nascimento
Orientador: Reis, Carlos
Palavras-chave: Queirós, Eça de, 1845-1900
Literatura portuguesa
Século XIX
Século XX
Mendes, Fradique
Modernismo
Modernidade
Data de Defesa: 1999
Citação: Piedade, Ana Nascimento - Fradiquismo e modernidade no último Eça (1888-1900) [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 1999. 500 p.
Resumo: A figura de Carlos Fradique Mendes – em especial o segundo Fradique cuja recriação, iniciada por volta de 1885, é da responsabilidade exclusiva de Eça de Queirós - é nesta tese analisada e interpretada enquanto símbolo expressivo do surgimento, na obra eciana, de uma voz-outra que denota a sua rejeição, enquanto autor, de uma identidade homogénea. Intuindo já essa necessidade de duplicação da consciência glosada pelos criadores de Orpheu, Eça encontra na polifonia, na pluridiscursividade e no dialogismo que vincadamente modelam a parte final da sua obra, o seu pensamento estético, e até, a sua específica percepção do mundo, formas de exprimir literariamente a fragmentação da realidade psíquica que indiciam a sua inovadora antecipação. É este sentido do Fradiquismo como alteridade dialogante e problematizadora e a subsequente encenação, por parte de Eça de Queirós, de uma irónica e mistificadora atitude de desdobramento propícia à sua representação, que sustentam as relações de parentesco cultural e literário que aqui se propõem, entre Fradiquismo e Modernidade e, mais particularmente, entre Eça, Sá-Carneiro e Pessoa.
Descrição: Tese de Doutoramento em Estudos Portugueses na especialidade de Literatura Portuguesa apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2412
Aparece nas colecções:Literatura e Cultura Portuguesas / Portuguese Literature and Culture

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese de doutoramento.doc21,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.