Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2405
Título: Gestão de conflitos e prevenção da violência em meio escolar : das percepções dos diferentes "Actores" às práticas mais correntes em duas escolas do 2º ciclo do ensino básico da Região Centro : enquadramento teórico : estudos de caso
Autor: Ferreira, Elsa Dulce
Orientador: Grave-Resendes, Lídia
Palavras-chave: Educação
Escola
Organização escolar
Conflito
Violência
Resolução de problemas
Problemas de comportamento
Mediação
Bullying
Estudo de casos
Data de Defesa: 2008
Citação: Ferreira, Elsa Dulce - Gestão de conflitos e prevenção da violência em meio escolar [Em linha] : das percepções dos diferentes "Actores" às práticas mais correntes em duas escolas do 2º ciclo do ensino básico da Região Centro : enquadramento teórico : estudos de caso. [Lisboa] : [s.n.], 2008. 2 vol.
Resumo: O presente trabalho, situado na área da Educação Pessoal, Social e Comunitária, surgiu na sequência de um estudo exploratório, realizado no ano lectivo de 2001/2002, com o objectivo de contribuir para a avaliação da aplicação de uma técnica de Resolução Alternativa de Conflitos: a Mediação entre Pares, numa Escola do 2º ciclo da Região Centro. Na primeira parte do nosso trabalho de investigação, partindo do enquadramento teórico da discussão em torno das definições atribuídas aos conceitos de conflito, indisciplina e violência, em geral e, em particular, a sua aplicação aos comportamentos disruptivos, atribuídos a um número crescente de crianças e jovens, que frequentam as escolas, de vários países, procurámos fazer o ponto da situação, em Portugal e noutros países da Europa, nomeadamente, a Alemanha, a Espanha, a Grécia e o Reino Unido. Abordámos, em seguida, com algum desenvolvimento, a problemática do bullying entre pares e, por fim, fizemos referência a alguns projectos anti-bullying, com especial relevo para o “Olweus Bullying Prevention Program” (OBPP), pelo seu carácter pioneiro e pelos resultados positivos que obteve. Salientámos, igualmente, algumas das medidas que têm sido tomadas para combater o fenómeno da violência em contexto escolar, muitas delas orientados no sentido de proteger as vítimas. Na segunda parte do Relatório, apresentámos dois estudos de caso paralelos, instrumentais e essencialmente qualitativos (alguns dados tiveram tratamento estatístico) realizados em duas escolas, geograficamente próximas e inseridas em contextos semelhantes, a fim de reduzirmos ao mínimo a interferência de variáveis exteriores à problemática em estudo. Uma das escolas aplicava uma técnica RAC – Mediação entre Pares, para gerir os conflitos entre os alunos; a outra recorria à vigilância e acompanhamento regular dos alunos problemáticos, O nosso objectivo era comparar o clima das duas escolas, do ponto de vista dos sujeitos, identificando a presença e a prevalência de comportamentos disruptivos, as medidas tomadas pelos sujeitos para lhes fazer face e, finalmente, os resultados obtidos, através do sentido de evolução da indisciplina e da violência, nas referidas escolas, ao longo do ano lectivo de 2002/2003. Não pretendendo generalizar os resultados destes estudos a outras escolas e a outros contextos, podemos, no entanto, concluir que para gerir de modo adequado os conflitos entre os alunos e prevenir a indisciplina e a violência, é necessário promover um diálogo aberto e um trabalho cooperativo, entre todos os elementos da comunidade educativa.
This report turns on Personal, Social and Communitarian Education. Its themes and format took shape, during an exploratory study, carried out in the school year 2001/2002, and its goal was help on to estimate the effects of Peer Mediation, as a technique of Alternative Conflicts Resolution, established in a Portuguese regular second cycle basic school. Beginning with a theoretical frame about Western Society’s perceptions about the concepts of conflict, indiscipline and violence, in a general way and, specifically, its application to the children and young pupils’ increasing disruptive behaviour, all around the world, we inquire about the situation in Portugal and other European countries, namely Germany, Greece, Spain and United Kingdom. Afterwards, we developed the school bullying problem, concerning some anti-bullying programs, specially the OBPP (Olweus Bullying Prevention Program), because of its pioneer nature and positive results. We also named some measures to prevent and fight he school bullying and violence, such as: the Anatol Pikas' Shared Concern method – SCm, the Barbara Maines e George Robinson’s Support Group approach, the Chad Varah’s Befriending; the Kaoru Ishikawa’s Improvement Teams, the Schoolwatch, the Playground Improvement and the Bully Court, almost always, concerning victims’ protection. The case study researches took place all through the school year 2002/2003, in two regular second cycle basic schools, as instrumental and qualitative case study researches, which attempts to describe the persons’ perceptions about conflicts, indiscipline and violence at school, their strategies to face them and These case study researches gave us the answers to the initial questions, but these answers can not be generalised to all schools. We just can say that, these schools need for adequate treatment of these incidents in order to limit the emergence of career victims or aggressors.
Descrição: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Educação Pessoal, Social e Comunitária apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2405
Aparece nas colecções:Educação Pessoal, Social e Comunitária / Personal, Social and Communitarian Education

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