Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2397
Título: A promoção da atitude filosófica na infância com recurso às expressões artísticas : o Projeto Filosofia para Todos
Autor: Soares, Ana Cristina Barroso
Orientador: Teixeira, António
Palavras-chave: Educação artística
Ensino da filosofia
Projetos de educação
Ensino básico
Infância
1º Ciclo
2º Ciclo
Philosophy for children
Philosophical attitude
Artistic expressions
Philosophy for all project
Data de Defesa: 2012
Citação: Soares, Ana Cristina Barroso - A promoção da atitude filosófica na infância com recurso às expressões artísticas [Em linha] : o Projeto Filosofia para Todos. Lisboa : [s.n.], 2012. 226 p.
Resumo: A presente dissertação tem como foco a promoção da atitude filosófica na infância e a sua possível operacionalização através do Projeto Filosofia Para Todos. Ancora-se numa perspetiva que consagra a filosofia como meio privilegiado para o desenvolvimento do pensar crítico (Lipman.1985), defende a arte como a base da educação (Read.2007) e elege as expressões artísticas como meio para a obtenção de conhecimento (Goodman.2006). O projeto inspirado no Programa de Filosofia para Crianças de Lipman foi criado e dinamizado, em par pedagógico, por duas docentes de Filosofia durante o ano letivo 2010/2011 com duas turmas do ensino básico (quarto e sexto anos). Foi aplicado o método dialógico – pergunta/ resposta - proposto pelo filósofo norte-americano para a promoção do pensar crítico, no entanto, os recursos utilizados, do domínio das expressões artísticas, foram criados e/ ou adaptados pelas autoras do projeto. As atividades e a escolha da sua designação refletem a relação entre as expressões plástica, dramática, musical e a atitude filosófica, por isso, na construção / adaptação dos materiais / recursos e respetiva denominação privilegiaram-se a referência a um objeto e a um verbo que, em conjunto, revelassem o objetivo pretendido. Surgiram assim a Caixa de Pensar, a Roda de Sentir e o Quadro de Ouvir. Ao longo deste trabalho procuramos mostrar o caminho percorrido pelos intervenientes no Projeto Filosofia Para Todos na promoção da atitude filosófica na infância, dividindo em quatro partes o nosso estudo: a primeira em que esclarecemos o papel da arte como mediadora de outros conhecimentos, a relação entre expressões artísticas / filosofia e a atitude filosófica; a segunda em que analisamos o programa de Filosofia para Crianças de Lipman e a sua adequação às características da faixa etária dos alunos; na terceira parte abordamos a prática do projeto no que respeita a metodologia e a recolha de dados; na quarta parte analisamos e fazemos uma reflexão, à luz do enquadramento teórico e dos dados recolhidos, sobre o Projeto Filosofia Para Todos. Por fim, na conclusão, apresentamos a nossa perspetiva sobre a aplicação do projeto, discutindo as suas possíveis limitações e a necessidade de continuação de uma investigação sobre esta problemática de molde a que seja possível avaliar, a médio prazo, o processo formativo dos alunos.
This dissertation on the promotion of philosophical attitude in childhood - Philosophy for All Project is anchored in a perspective that enshrines philosophy as a privileged means for the development of critical thinking (Lipman.1985), defends art as the basis of education (Read.2007) and elects the artistic expressions as a means of obtaining knowledge (Goodman.2006). The project, inspired by Lipman Philosophy for Children program was created and animated by the researcher, paired teaching during the academic year 2010/2011 into two classes of basic education (quarter and sixth year). In it was applied the methodology dialogue - question / answer - proposed by the American philosopher to promote critical thinking, but the resources used, the domain of artistic expression, were created and / or adapted by the authors of the project. The activities and their nomenclature tried to reflect the relationship between the artistic, dramatic, musical and philosophical attitude, therefore, the construction / adaptation of materials / resources and relevant technical designation was privileged reference to an object and a verb together reveal the intended purpose. There were thus Box Thinking, Circle Feeling and the Board of Hearing. Throughout this paper we show the path taken by players in Philosophy for All Project in the promotion of philosophical attitude in childhood, dividing into four parts to our study: the first in which we clarify the role of art as a mediator of other knowledge, the relationship between artistic expressions / philosophy and philosophical attitude, the second in which we analyze the Philosophy for Children Program of Lipman and its adaptation to the characteristics of the age range of students, in the third part we discuss the design practice regarding methodology and data collection and in the fourth part we analyze and reflect the light of the theoretical framework and data collected Philosophy For All Project. Finally, the conclusion we present our perspective on the implementation of the project, discussing its possible limitations and the need for continuation of research on this issue so that it is possible to assess the medium term the educational process of students.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2397
Aparece nas colecções:Mestrado em Arte e Educação / Master's Degree in Art and Education - TMAE

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