Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2385
Título: Fotografia panorâmica aplicada a visitas virtuais em contexto escolar
Autor: Ribeiro, Nuno Miguel da Silva
Orientador: Cavique, Luís
Palavras-chave: Fotografia
Comunicação multimédia
Internet
Interatividade
Realidades virtuais
Panoramic photography
Virtual tours in school context
Data de Defesa: 2012
Citação: Ribeiro, Nuno Miguel da Silva - Fotografia panorâmica aplicada a visitas virtuais em contexto escolar [Em linha]. [Lisboa] : [s.n.], 2012. 122 p.
Resumo: O presente trabalho baseia-se na importância da construção e utilização de visitas virtuais em contexto escolar como forma de divulgação do património local, divulgação de trabalhos escolares e produção de recurso pedagógico. Pretende realizar e utilizar fotografias panorâmicas para a construção de visitas virtuais, envolvendo a comunidade escolar na sua utilização, através da produção de conteúdos multimédia a associar. Para o efeito foi desenvolvida uma aplicação multimédia “Atouguia Virtual”, disponível em www.atouguiavirtual.net, como forma de compreender e analisar as potencialidades desta tecnologia multimédia em contexto escolar. Com a evolução das novas tecnologias e inclusive da internet, cabe às escolas, como fonte de transmissão de conhecimento, utilizar novas tecnologias, como forma de incentivar os alunos à aprendizagem, promovendo o património local assim como divulgar os trabalhos realizados pela comunidade escolar no âmbito deste projecto. Assim, este estudo, através de uma recolha de bibliografia e aquisição de conhecimento para a criação de fotografias de 360 graus e construção de visitas virtuais, pretende aplicar e utilizar esta tecnologia como base para a criação de visitas virtuais a serem aplicadas em contexto escolar. Finalmente foi descrito o processo utilizado para a realização de visitas virtuais, usando elementos do património local onde a escola se insere, assim como a sua aplicação na escola. Foi também divulgado um estudo sobre a utilização de visitas virtuais nas escolas portuguesas, no sentido de saber qual a utilização desta forma de expressão gráfica e audiovisual em contexto escolar nas escolas portuguesas de ensino básico (3º ciclo).
This work analyzes the importance of making and using virtual tours in schools as a way of disseminating local heritage, promotion of school work and production of educational resources. A study was carried about the use of panoramic photography used in the virtual tours, as well as in the production of multimedia contents. For this purpose a multimedia application was developed, "Atouguia Virtual", available in www.atouguiavirtual.net, to understand and analyze the potential of multimedia technology in schools. With the evolution of new technologies and the internet, it is up to schools, as a source of knowledge transmission, using immersive technologies as a way to encourage students to learn, promoting the local heritage as well as to promote work developed in schools. This study, through a collection of literature and the study about 360 degree pictures, aims to apply and use this technology as a way to create virtual tours in schools. Finally, the process used to make virtual tours was described, using elements from the local heritage, where the school is located, as well as this application in school was released a study about the use of virtual tours in Portuguese schools, in order to know the use of this kind of multimedia expression in the school context.
Descrição: Trabalho de Projeto no âmbito do Mestrado em Expressão Gráfica e Audiovisual apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2385
Aparece nas colecções:Mestrado em Expressão Gráfica e Audiovisual / Master's Degree in Drafting and Audiovisual - TMEGA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Projecto Nuno Ribeiro MEGA Estudante 905436.pdf6,39 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.