Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2380
Título: Expressão musical em atividades de enriquecimento curricular : estudo exploratório no Centro Escolar de Nossa Senhora do Pópulo
Autor: Machado, Maria João Calapez de Albuquerque Veloso
Orientador: Martins, Amílcar
Palavras-chave: Educação musical
Projetos de educação
Atividades de enriquecimento curricular
Ensino básico
1º Ciclo
Music curriculum enrichment activities
Music
1st Cycle
Pedagogical practices
Supervision
Inclusion
Data de Defesa: 2012
Citação: Machado, Maria João Calapez de Albuquerque Veloso - Expressão musical em atividades de enriquecimento curricular [Em linha] : estudo exploratório no Centro Escolar de Nossa Senhora do Pópulo. Lisboa : [s.n.], 2012. 171 p.
Resumo: A criação das Atividades de Enriquecimento Curricular de Música (AECM), em 2006, proporcionou condições para que um elevado número de escolas públicas do 1º ciclo oferecessem atividades neste âmbito. Este estudo circunscreveu-se ao Centro Escolar de Nossa Senhora do Pópulo, concelho de Caldas da Rainha, durante o seu primeiro ano de funcionamento, em 2009. Ele aborda uma experiência no âmbito das AECM. Baseado numa ação-investigação de caráter exploratório o estudo pretende contribuir para uma maior compreensão sobre as estratégias de melhoria do ensino da música no 1º ciclo, partindo de práticas pedagógicas interligadas com os projetos escola e com o processo de inclusão dos alunos a uma nova realidade escolar. Eis a questão que orientou a nossa pesquisa: - Quais são os contributos da música no 1º ciclo, no que diz respeito ao enriquecimento das práticas pedagógicas, aos projetos de escola e à integração dos alunos ao seu novo espaço no Centro Escolar de Nossa Senhora do Pópulo? O estudo está dividido em dois níveis, atendendo ao facto de sermos também coordenadora das AECM. O primeiro nível traduz-se no envolvimento dos professores das AECM na prática do ensino/aprendizagem da música. Num segundo nível pretendemos identificar como um projeto de expressão musical pode ter um papel inclusivo e integrador num espaço escolar novo. O trabalho empírico em que foi delineada a investigação-ação assenta numa metodologia qualitativa com características de uma abordagem exploratória. Na recolha de dados usados salientamos a análise de documentos, entrevistas, a observação e os diários de bordo da investigadora, bem como os das professoras participantes nesta pesquisa sobre as AECM. O cruzamento sobre a análise dos dados das várias fontes permitiu-nos elaborar uma síntese que evidenciou as caraterísticas sobre a participação e a relevância do projeto. Ele promoveu o enriquecimento pessoal das crianças, através da fruição artística e musical, ao mesmo tempo que foi indutor do aprofundamento dos processos relacionais entre todos os agentes e sujeitos participantes na experiência. As AECM revelaram-se igualmente como um dispositivo de socialização, interagindo com o trabalho escolar e promovendo as relações de cooperação dentro da escola, o que resultou como uma mais valia para a comunidade escolar.
The creation of the Music Curriculum Enrichment Activities (AECM) in 2006, provided conditions for a large number of public schools in the 1st cycle to offer activities in this area. This review was limited to the School of Nossa Senhora do Pópulo, municipality of Caldas da Rainha, during its first year of operation in 2009. It covers an experience within the AECM. Based on an action-research and exploratory study aims to contribute to a better understanding of strategies for improving the teaching of music in the 1st cycle, from teaching practices connected with the project schools and in the process of inclusion of students to a new School reality. That is the question that guided our research: - What are the contributions of music in a cycle, with regard to the enrichment of teaching practices, to school projects and the integration of students to their new space in the School Center of Nossa Senhora do Pópulo? The study is divided into two levels, given the fact that we are also coordinators of the AECM. The first level is reflected in the involvement of teachers of AECM in the practice of teaching / learning music. On a second level we intend to identify how a project of musical expression may play an inclusive and integrating role in a new school space. The empirical work that was outlined in the action-research based on a qualitative methodology with characteristics of an exploratory approach. In collecting data used we highlight document analysis, interviews, observation and the logbooks of the researcher, as well as the teachers participating in this research on the AECM. The crossing on the analysis of data from various sources allowed us to develop a synthesis that showed the characteristics of participation and relevance of the project. It promoted the personal enrichment of children through the enjoyment of art and music, while it inducted the deepening of the relational processes between all actors and participating subjects in the experiment. The AECM also revealed as a device for socializing, interacting with school work and promoting cooperative relations within the school, which resulted as an asset to the school community.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2380
Aparece nas colecções:Mestrado em Arte e Educação / Master's Degree in Art and Education - TMAE

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MAE-MARIA JOAO VELOSO.pdf11,21 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.