Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2368
Título: Desenvolvimento das competências para a tutoria online na Universidade Aberta através da formação : um estudo de caso
Autor: Martins, Maria de Lurdes Calado de Oliveira
Orientador: Oliveira, Isolina
Palavras-chave: Universidade Aberta
Ensino a distância
Ensino virtual
Elearning
Ensino superior
Formação
Desenvolvimento de competências
Tutoring
Tutors
Estudo de casos
E-skills
E-training
Online tutor
Higher education
Data de Defesa: 2012
Citação: Martins, Maria de Lurdes Calado de Oliveira - Desenvolvimento das competências para a tutoria online na Universidade Aberta através da formação [Em linha] : um estudo de caso. Lisboa : [s.n.], 2012. VIII, 147, VI p.
Resumo: Este estudo pretende ser um contributo para o conhecimento das competências adquiridas através da formação para tutores online. Após outubro de 2007, a Universidade Aberta sofreu uma mudança no seu modelo pedagógico, oferecendo cursos em regime online através de uma plataforma de ELearning; para operacionalizar este modelo de classes inteiramente virtuais ou de classes mistas, emergiu a necessidade de formar um vasto número de docentes, num período de tempo breve. Simultaneamente, a adoção, em Portugal, do Processo de Bolonha, conduziu a um processo reorganizativo do ensino superior, de onde emergiu um novo conjunto de valores em torno das competências, não só dos conteúdos, e em torno das aprendizagens, não simplesmente do ensino. Este estudo teve como objeto uma turma de futuros tutores e o modelo de formação, tal como foi implementado em outubro de 2010. A investigação centrou-se nas questões relativas à forma como se processa o desenvolvimento de competências do tutor online; apresentamos, também, uma referência ao perfil do tutor e à perceção que o tutor online tem sobre as competências que desenvolve ao longo do curso. No enquadramento conceptual, fazemos referência ao conceito de ensino a distância, aprendizagem e ensino online, e às gerações pedagógicas online. Referimos a comunicação online e o papel e competências do tutor online; para melhor compreender o papel do tutor online, apresentamos três modelos de docência online. O enquadramento conceptual complementa-se com uma abordagem ao quadro documental da Universidade Aberta, instituição onde teve lugar a formação de tutores. Em seguida, explicitam-se as opções metodológicas, com fundamentação na literatura de referência sobre a investigação de natureza qualitativa interpretativa e respetiva análise de dados, destacando-se as técnicas da análise de texto utilizadas: análise de conteúdo e de narrativa. Para ir ao encontro das questões de investigação, a análise de dados focou três conjuntos de documentos: (i) o fórum de apresentação inicial, colocado no princípio do curso; (ii) o E-fólio B, documento digital através do qual os tutores apresentam uma reflexão pessoal relativa ao seu percurso nesta formação; (iii) entrevistas semiestruturadas, realizadas junto dos tutores online que, após a formação, já tinham exercido a função para responder aos objetivos e perguntas de investigação. Posteriormente, procedeu-se à análise qualitativa e à interpretação que sintetizámos em esquema, para melhor evidenciar os dados mais relevantes da investigação. O nosso estudo apresenta algumas conclusões e reflexões finais que emergiram da análise de dados, integra, também, uma leitura pessoal do Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta e uma leitura pessoal do curso de formação para a tutoria online, focado na investigação.
This study aims to contribute to the knowledge of skills acquired through e-training for online teachers. After October 2007, the Open University of Portugal has undergone a change in its pedagogical model, offering courses online through a system of E-learning platform, in order to become operational. From this model of virtual or mixed classes emerged the need to e-train a large number teachers, in a brief period of time. Simultaneously, the adoption in Portugal of Bologna’s Process has led to a process of reorganizing higher education, from which emerged a new set of values around skills, not only contents, and about learning, not just teaching. The object of this study was a class of future tutors and their e-training model, as implemented in October 2010. The research focused on issues relating to how it processes development of the skills of online tutor, but we also present a reference on tutor’s profile and on tutor´s perception of skills developed over course. For the conceptual framework, we refer to the concept of distance learning, online learning and teaching, and online teaching generations. We also refer to online communication and the role and skills of online tutor; aiming to a better understanding of the role of online tutor, we introduced three models of online teaching. The conceptual framework is complemented with a documental approach to the framework of Open University. We also explain methodological options, referring to literature of the investigation focusing interpretative and qualitative data analysis, particularly techniques of text analysis used: content analysis and narrative. Data analysis focused on three sets of documents towards research questions: (i) the initial presentation forum, opened at the beginning of the course, where future online tutors post their presentation, (ii) E-folio B, a digital document through which tutors present a personal reflection on their e-training course, (iii) semi-structured interviews conducted with tutors online who, after e-training, had already tutored a virtual class, as to meet research questions and objectives. Later, we proceeded to the qualitative analysis and interpretation and, to best summarize main ideas, we presented a scheme to highlight the most relevant data of the investigation. Our study presents some final thoughts and conclusions that emerged from analysis of data, a personal reading of the Pedagogical Virtual Model of Open University and a personal reading of the e-training model adopted in the course, focused on research.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2368
Aparece nas colecções:Mestrado em Pedagogia do E-Learning / Master's Degree in Elearning Pedagogy - TMPEL

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