Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2363
Título: O impacto do Projeto "aLer+" no Agrupamento de Escolas da Lousã : a perceção dos docentes
Autor: Soares, Magda Maria Silva Matos
Orientador: Cardoso, Teresa
Palavras-chave: Bibliotecas escolares
Leitura
Promoção da leitura
Projetos
Perceção
Professores
Estudo de casos
Recreational reading
Reading promotion
School library
“aLer+ Project”
Perception
Data de Defesa: 2012
Citação: Soares, Magda Maria Silva Matos - O impacto do Projeto "aLer+" no Agrupamento de Escolas da Lousã [Em linha] : a perceção dos docentes. Lisboa : [s.n.], 2011. 185 p.
Resumo: Conhecer a perceção dos docentes sobre o impacto do Projeto “aLer+”, no Agrupamento de Escolas da Lousã, relativamente ao ano letivo de 2009/2010, foi o objetivo principal desta investigação, tendo sido formuladas as questões específicas “Que balanço é feito pelos docentes da adesão do Agrupamento ao Projeto aLer+?”, “Como avaliam os docentes a implementação do Projeto aLer+ no Agrupamento de Escolas da Lousã?” e “Que rumos perspetivam para a continuidade do Projeto?”. O enquadramento teórico foi organizado em três partes: a primeira aborda a leitura recreativa e a fidelização de leitores, salientando a importância da Biblioteca Escolar e dos projetos de promoção da leitura; a segunda incide sobre o “aLer+”, apresentando o Projeto e fazendo o balanço do seu primeiro ano; a terceira descreve o primeiro ano do Projeto “aLer+” no Agrupamento de Escolas da Lousã (AEL). Reconhecendo vantagens e desvantagens em diferentes paradigmas de investigação e subscrevendo a ideia de que, num mesmo estudo, poderão ser combinados dados de natureza quantitativa e qualitativa, conciliámos a análise estatística dos resultados de um inquérito por questionário com a especificidade de um estudo de caso. Esta investigação revelou que os docentes do AEL consideram o impacto do “aLer+” como bastante positivo e fez sobressair o valor deste projeto de promoção da leitura que envolve todos aqueles que colaboram na educação e crescimento das crianças e jovens, que reforça o papel da Biblioteca Escolar e desenvolve atividades que favorecem a formação e fidelização de leitores e propiciam o prazer de ler. Não obstante acreditarmos que o estudo constitui um contributo válido, reconhecemos-lhe algumas limitações, entre as inerentes a uma revisão da literatura que não pôde apoiar-se em documentação diversificada e a aplicação tardia do questionário. No que diz respeito a sugestões para uma futura investigação, a realização de um estudo diacrónico do “aLer+” no AEL, um projeto que contemple uma amostra mais alargada e, ainda, a análise ao impacto do Projeto, nas outras escolas do concelho (fora do AEL) e na comunidade lousanense, são algumas das propostas.
The main goal of this research was to find out how teachers at the Lousã Group of Schools perceive the impact of the “aLer+ Project”, in the 2009/2010 school year. To assess this, they were asked some specific questions, namely "How do you evaluate the inclusion of the Lousã Group of Schools in the aLer+ Project?", "How do you evaluate the implementation of the aLer+ Project within the Lousã Group of Schools?", and "What course of action do you think should be chosen for the future?". The conceptual framework of this study was organized in three parts. Firstly, we address recreational reading and reader loyalty, stressing the importance of both School Libraries and projects aiming at the successful implementation of promoting reading. Secondly, we focus on “aLer+”, introducing this national Project and evaluating its progress throughout the 2009-2010 school year. Finally, we describe how the Project evolved at the Lousã Group of Schools. It is known that different research paradigms have distinct advantages and disadvantages. Moreover, we stress that in a same study, it is possible to combine quantitative and qualitative data. Thus, we combine the statistical analysis of the results of a questionnaire survey with the specificity of a case study. This research enabled us to learn that teachers recognize the impact of "aLer +" as very positive, emphasizing the value of this reading promotion project, which involves all those who work together on child and youth education and development. Furthermore, “aLer+ Project” is acknowledged as an important means to strengthen the role of the School Library, since it provides fun reader training activities, helping young people enjoy reading and encouraging them to become loyal lifelong readers. Even though we think this is a valuable study, we also recognize some limitations, like those inherent to a literature review, which could not be supported by wide and varied documentation, and the late implementation of the questionnaire. With regard to suggestions for future research, we propose a diachronic study of the “aLer+ Project” within our own Group of Schools, a project addressing a broader sample, and the analysis of the Project’s impact both within other schools of our county and the local community of Lousã.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2363
Aparece nas colecções:Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares /Master’s Degree in Information Management and School Libraries – TMGIBE

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