Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2349
Título: Projetos de leitura e trabalho colaborativo : conceções e práticas de professores e professores bibliotecários
Autor: Araújo, Helena Cristina dos Santos de
Orientador: Cardoso, Teresa
Palavras-chave: Professores
Professor bibliotecário
Trabalho colaborativo
Projetos de ensino
Promoção da leitura
Bibliotecas escolares
Estudo de casos
Oeiras
Collaboration
Promoting reading
Reading projects
School libraries
Conceptions
Data de Defesa: 2012
Citação: Araújo, Helena Cristina dos Santos de - Projetos de leitura e trabalho colaborativo [Texto policopiado] : conceções e práticas de professores e professores bibliotecários. Lisboa : [s.n.], 2012. XIV, 156, XII p.
Resumo: A colaboração é cada vez mais importante em educação porque se considera que o trabalho colaborativo facilita o sucesso das aprendizagens. É, por isso, fulcral que se implemente nas escolas portuguesas uma cultura colaborativa, de forma continuada e concertada, assente no reconhecimento das vantagens da colaboração. Este estudo surgiu para responder a este desafio, promovendo uma reflexão e análise de conceções e práticas de colaboração entre professores e professores bibliotecários, no âmbito específico dos projetos de leitura desenvolvidos em três escolas do concelho de Oeiras. Assim, definiram-se os seguintes objetivos para este estudo: conhecer as conceções dos professores sobre colaboração, identificar práticas de trabalho colaborativo, analisar o papel do professor bibliotecário no desenvolvimento do trabalho colaborativo e analisar o impacto que os projetos de leitura têm no desenvolvimento do trabalho colaborativo. A investigação tomou a forma de um estudo de caso que decorreu, em simultâneo, naquelas escolas do referido concelho e os métodos de recolha de dados utilizados foram o inquérito por questionário, o inquérito por entrevista e a análise documental. O estudo permitiu concluir que os professores inquiridos nestas escolas têm algumas dúvidas em relação ao conceito de colaboração mas reconhecem as suas vantagens e estão conscientes das dificuldades que lhe são inerentes. Além disso, consideram que os fatores que influenciam a colaboração estão muito ancorados nas relações interpessoais e que são marcados pelo sentimento de desvalorização da profissão. O papel do professor bibliotecário no desenvolvimento do trabalho colaborativo é percecionado como muito importante pelos professores e aquele assume uma posição de relevo na coordenação dos projetos. Por sua vez, também os projetos de leitura são reconhecidos como potenciadores de práticas colaborativas. Em suma, as bibliotecas escolares das escolas analisadas apresentam várias propostas de atividades e estratégias colaborativas aos professores mas os parceiros ainda não trabalham em conjunto na planificação de aulas e na avaliação dos alunos. Contudo as escolas mencionadas assumem-se como eixos centrais de um conjunto de atividades/estratégias colaborativas, ajudando a comunidade educativa a valorizar mais a leitura.
In education, collaboration is increasingly important since collaborative work is considered to make successful learning easier. It is therefore crucial that in Portuguese schools a collaborative culture, based on the recognition of the advantages of collaboration, is implemented in a continuous and systematic way. This study has emerged to meet this challenge by contributing to the reflection and analysis of conceptions and practices of collaboration between teachers and librarian teachers in the specific context of reading projects developed in three schools in the municipality of Oeiras. The following objectives were defined for this study: to understand the teachers’ conceptions about collaboration, to identify collaborative working practices, to analyze the role of the librarian teacher in the development of collaborative work and to analyze the impact that reading projects have on the development of collaborative work. The research was developed in a case study which took place at the same time in the schools of the above mentioned municipality, and the methods of data collection used were the questionnaire, the interview survey and document analysis. According to our study, the teachers in these schools aren’t yet clear about the concept of collaboration, but they recognize its benefits and are aware of the difficulties inherent in this kind of work. They also consider that the factors that influence collaboration are firmly based in interpersonal relationships and are very affected by the feeling of devaluation of the profession. Teachers perceive the role of the librarian teacher in the development of collaborative work to be very important and their function as projects coordinator is recognized as relevant. Reading projects are also in turn recognized as enhancers of collaborative practices. In short, the librarian teachers and their team, in the analyzed schools, have proposed several suggestions for activities and collaborative strategies for teachers, but they still do not work together with their peers on lesson planning and student assessment. Nevertheless, these schools are considered themselves as the central axes of a set of collaborative strategies, helping the educational community to value reading.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2349
Aparece nas colecções:Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares /Master’s Degree in Information Management and School Libraries – TMGIBE

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