Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2346
Título: Avaliação dos efeitos da aplicação de diferentes práticas instrumentais nas aulas de educação musical alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico
Autor: Teves, Carla Manuela de Oliveira
Orientador: Ferreira, Manuela Malheiro
Palavras-chave: Ensino da música
Ensino básico
2º Ciclo
Instrumentos musicais
Musical education
"Alternative Instrumental Practice, Conventional"
Instrumental practice
Sound objects
Data de Defesa: 2012
Citação: Teves, Carla Manuela de Oliveira - Avaliação dos efeitos da aplicação de diferentes práticas instrumentais nas aulas de educação musical alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2012. 196 p.
Resumo: Este estudo pretendeu investigar as diferenças existentes entre os efeitos da utilização de duas práticas instrumentais na aprendizagem musical de alunos em meio escolar. As práticas instrumentais são aqui denominadas convencional , a que é baseada na utilização de instrumentos Orff, e alternativa , a que tem por base a utilização de objetos como fonte sonora. Neste trabalho apresentamos os resultados de um estudo que consistiu na aplicação de duas práticas instrumentais diferenciadas a um grupo/turma de alunos. Efetuámos uma pesquisa do tipo investigação-ação numa turma de 28 alunos do 5º Ano de escolaridade, do 2º Ciclo do Ensino Básico da Escola Básica 2,3 Prof.ª Diamantina Negrão em Albufeira, nas aulas curriculares de educação musical, durante um período experimental de cerca de seis meses, entre Setembro de 2011 e Março de 2012. Verificou-se mediante a utilização das técnicas de observação direta e de inquérito por questionário que a utilização da prática instrumental alternativa realizada com os denominados objetos sonoros, nas condições em que foi realizada, revelou vantagens em relação à prática dita convencional . Ao nível de alguns parâmetros do ensino na disciplina de educação musical,avaliados, podemos concluir que, pela participação num programa comparativo de duas práticas instrumentais, se verificaram as seguintes diferenças aquando da prática instrumental alternativa realizada com objetos sonoros: Uma melhoria da média da avaliação sumativa dos alunos; Uma melhor média dos alunos no domínio das atitudes e valores ; Uma melhoria da média da aprendizagem dos alunos nos parâmetros da Interpretação / Comunicação , da Criação / Experimentação , Perceção Sonora e Musical ; Um ligeiro abaixamento médio da aprendizagem dos alunos, no parâmetro de Culturas Musicais nos Contextos. Como conclusão, pode inferir-se que a prática instrumental alternativa , a primeira a ser introduzida, tenha, na verdade, causado um efeito mais positivo no conjunto das competências musicais e nos resultados escolares, mas que isto não está diretamente relacionado com o índice de agradabilidade que os alunos experimentaram que foi superior, aquando da prática instrumental convencional, atestado pelas opiniões expressas nos inquéritos aplicados a meio e no final da administração do programa aos alunos.
This study intended to investigate the existing differences between the effects of the use of two instrumental practices, in musical learning of students in a school environment. The instrumental practices are here referred to as conventional , which is based on the use of Orff instruments, and the alternative , which is based on the use of objects with a sound source. In this study we present the results that consist in the application of the two differentiated instrumental practices to a group/class of students. We conducted a research-action survey in a class of 28 students in the 5th grade, at Professora Diamantina Negrão School, in Albufeira, in the music lessons, during a trial period of six months, between September 2011 and March 2012. We were able to verify through direct observation of students and by applying a survey questionnaire that the use of the "alternative" instrumental practice, carried out with the so-called sound objects and in the conditions in which it was performed, showed more benefits than that of the practice known as "conventional." In terms of the assessment of some of the targets defined in the National Curriculum for the subject of music, we can conclude that, by participating in a comparative programme of the two instrumental practices, the following differences were found when the "alternative" instrumental practice was made with sound objects: An improvement on the average of the students summative assessment; A better average of the students in the area of "attitudes and behavior/values"; An improvement in the average of students learning in the areas/skills of "Interpretation / Communication", the "Creative / Experimental", "Musical and Sound perception"; A slight decrease of the average of students learning process in the area/skill of Musical Cultures in Context". In conclusion, it can be inferred that the "alternative" instrumental practice, the first being introduced, has actually caused a more positive effect on all musical skills and educational achievements. Nevertheless, it is not directly related to the level of enjoyment" that most of the students experienced during the "conventional" instrumental practice, which was higher, according to the opinions expressed in the surveys applied in the middle and the end of the programme implemented to the students.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidad Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2346
Aparece nas colecções:Mestrado em Arte e Educação / Master's Degree in Art and Education - TMAE

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TMAE_CarlaTeves.pdf14,55 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.