Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2340
Título: Vamos pegar o mundo com as nossas mãos : um projeto artístico-educativo num jardim de infância
Autor: Montez, Rosa Maria da Anunciação
Orientador: Martins, Amílcar
Palavras-chave: Educação pré-primária
Educação artística
Projetos de educação
Atividade escolar
Festivais
Teatro
Leitura
Conto
Exposições
Criação artística
Santarém
Art and education
Pre-school education
Education through art
Artistic and educational project
Children’s stories illustration festival
Artistic expressions
Data de Defesa: 2012
Citação: Montez, Rosa Maria da Anunciação - Vamos pegar o mundo com as nossas mãos [Em linha] : um projeto artístico-educativo num jardim de infância. Lisboa : [s.n.], 2012. 173 p.
Resumo: O trabalho de investigação apresentado insere-se na área das Ciências da Educação no campo da Arte e Educação. Centra-se no projeto de intervenção artístico-educativo desenvolvido num jardim de infância, Vamos pegar o mundo com as nossas mãos - II Festival de Ilustração do Conto Infantil de Vale de Santarém, desenvolvido no ano letivo 2009/2010, o qual foi aberto à participação de toda a comunidade educativa. Com este estudo pretendemos fundamentar, descrever, analisar e avaliar o impacto do projeto, associando-o aos fatores de relevância e de participação junto de crianças da educação-pré-escolar, de alunos do 1º ciclo, de alunos estagiários de educação básica, e ainda das famílias e da comunidade. De modo a que o projeto de intervenção se constituísse como objeto de estudo e, simultaneamente, como um instrumento de reflexão e de aprofundamento crítico sobre uma prática, o estudo empírico teve uma natureza descritiva e interpretativa, centrado numa metodologia qualitativa. Os procedimentos e os instrumentos aplicados na recolha de dados permitiram uma informação em profundidade. Documentos, artefactos e entrevistas mereceram uma análise e interpretação minuciosas, a partir das quais sobressaíram elementos significativos para o nosso estudo. À luz desta análise e interpretação dos dados, emergiram resultados que evidenciam o forte impacto que o projeto de intervenção artístico-educativo obteve junto dos participantes e da comunidade. A partir dele, (1) reconhece-se a importância das expressões artísticas no desenvolvimento, aprendizagem e bem-estar das crianças; (2) identifica-se o papel impulsionador de aproximação da comunidade ao jardim de infância e à escola; (3) confirma-se enquanto exemplo inovador de uma praxis criativa e fecunda no campo da educação pré-escolar, do primeiro ciclo do ensino básico, bem como na formação de docentes de educação básica. Finalmente, através de um processo mais fino de busca de significados, de condensação e de síntese sobre os dados obtidos, traduzimos o impacto do projeto numa representação iconográfica que pretende expandir e iluminar os conceitos emergentes desta investigação.
This research work here presented is inside the area of Sciences Of Education, in the field of art and education. It focuses on the artistic-educational intervention project developed in a kindergarten: ―Let's take the world with our hands - II Children’s Stories illustration Festival held in Vale de Santarém. It was developed in the academic year of 2009/2010 and implied the participation of the entire educational community. With this study we aim to explain, describe, analyse and assess the project impact in this community, through the association of factors of relevance and participation of children from pre-school, primary school, training teachers, and of families and the community. In order for the intervention project to be, at the same time, the object and the instrument of reflection about a practice, the empirical study had a descriptive and interpretative nature, centred on a qualitative methodology. Procedures and instruments applied in data collection have enabled in-depth information. Documents, artefacts and interviews deserved a detailed analysis and interpretation, from which we retained significant elements for our study. The data analysis and interpretation showed a strong impact of the artistic-educational intervention project on the participants and the community. It: (1) recognizes the importance of artistic expressions in the development, learning and welfare of children; (2) identifies the role as a school/ community's promoter; (3) it is confirmed as a ground breaking example of creative praxis and fruitful in the field of pre-school education, primary school, as well as in the training of teachers in Basic Education. Finally, through a process of searching for meanings and synthesis on the data obtained, we translated the impact of the project through an iconographic representation that aims to expand and enlighten the concepts that emerged from this research.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2340
Aparece nas colecções:Mestrado em Arte e Educação / Master's Degree in Art and Education - TMAE

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TMAE_RosaMontez.pdf4,45 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.