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Título: A utilização de recursos educativos digitais no Ensino Superior a Distância : a perceção do estudante e o modo como utiliza os recursos digitais para fins educativos
Autor: Francisco, Maria Cristina Amado
Orientador: Barros, Daniela Melaré Vieira
Palavras-chave: Elearning
Ensino a distância
Recursos educacionais
Recursos educacionais abertos
Perceção
Alunos adultos
Tecnologia da educação
Tecnologia digital
Open educational resources
Digital educational resources
Educational technology
Distance higher education
Data de Defesa: 2012
Citação: Francisco, Maria Cristina Amado - A utilização de recursos educativos digitais no Ensino Superior a Distância [Em linha] : a perceção do estudante e o modo como utiliza os recursos digitais para fins educativos. Lisboa : [s.n.], 2012. 167 p.
Resumo: A presente investigação foi realizada com estudantes de nível superior da Universidade Aberta, na caraterização que estes fazem do uso das tecnologias e da informação acedida tecnologicamente, nomeadamente de recursos educativos digitais, de forma a estruturarem os seus conhecimentos nas diferentes áreas para obtenção do grau de licenciatura, na modalidade a distância. A metodologia adotada foi a aplicação de um questionário disponibilizado eletronicamente. Para a análise dos dados foram calculadas frequências relativas e absolutas e realizadas algumas correlações entre variáveis. Os resultados permitiram identificar hábitos de estudo que privilegiam: a autonomia, procedimentos de pesquisa que se baseiam principalmente na utilização de palavras-chave em motores de busca, a seleção de informação e a análise dos conteúdos encontrados e a sua adequação para o que pretendem.
The present research was conducted with students in higher education at the Open University, in the characterization that they make of the use of technology and of technologically accessed information, including digital educational resources, in order to structure their knowledge in different areas for the degree of bachelor, in the distance modality. The methodology used was a questionnaire made available electronically. For the analysis of the data were calculated relative and absolute frequencies and made some correlations between variables. The results enabled to identify study habits that privilege: autonomy, research procedures that are based primarily on the use of keywords in search engines, selection of information and analysis of the contents found and its suitability for what they want.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Comunicação EDucacional Multimédia apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2338
Aparece nas colecções:Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia / Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM

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