Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2334
Título: A função educativa dos biocativeiros como factor modelador da consciência bioética
Autor: Oliveira, Rita Tatiana Vasconcelos L.
Orientador: Teixeira, António
Pereira, Alda
Palavras-chave: Educação ambiental
Animais
Bioética
Consciência
Atitude
Proteção dos animais
Jardim zoológico
Oceanário de Lisboa (Portugal)
Inquéritos
Estudantes
Bioethical consciousness
Animal captivity institutions
Environmental ethics
Environmental education
Bioethical education
Oceanary of Lisbon
Zoological Garden of Lisbon
Data de Defesa: 2011
Citação: Oliveira, Rita Tatiana Vasconcelos L. - A função educativa dos biocativeiros como factor modelador da consciência bioética [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2011. XX, 689 p.
Resumo: Os agentes educativos formais ou informais, enfrentam desafios conjuntos que se têm vindo a complexificar em virtude das exigências societais. Esta situação é particularmente sentida no ramo da Educação Ambiental, pois esta encerra objectivos formativos e ecossistémicos muito ambiciosos. Tendo em conta este cenário, a presente tese tem como objectivo dar uma perspectiva englobante sobre a dimensão educativa ambiental de um desses agentes, a saber, os biocativeiros, não só na óptica dessas instituições mas igualmente analisando os efeitos da faceta educativa dos cativeiros biológicos sobre os sujeitos que os visitam. Esta dissertação pretende ser um olhar integrador, sobre como os objectivos, o discurso, os valores e programas educativos do Oceanário e Jardim Zoológico, ambos de Lisboa, modelaram a consciência bioética dos indivíduos que visitaram, educativamente, estes locais. Para tal, este estudo procura, a partir de um fundo filosófico, operacionalizar a noção de consciência, enquanto mecanismo de carácter ético -moral, necessária à relação do Ser Humano com o mundo natural (consciência bioética) para detectar, empiricamente, qual o impacto educativo dos cativeiros biológicos. O estudo analítico foi realizado numa amostra de estudantes (12 -16 anos de idade) provenientes de uma escola básica portuguesa, sendo então um estudo exploratório quase -experimental. Esta dissertação demonstra a existência de uma modelação, ao nível das atitudes, valores e capacidades de ajuizamento ético -moral da realidade (humana e natural), nos sujeitos que foram alvo do plano experimental. Contudo, os dados demonstram que o efeito educativo ficou muito aquém dos invocados objectivos formativos e de razão de ser dos cativeiros biológicos que fizeram parte do estudo. Por esta razão, a tese inclui uma reflexão final onde se lança o desafio às instituições e principalmente aos agentes educativos, para que se avance na direcção de uma educação (ambiental) de carácter holístico, onde as dimensões tecno -científica e cultural sejam harmonizadas com o mundo ético -moral, no sentido da possível criação de uma educação que abranja todos e que considere a totalidade, de forma objectiva e subjectivamente integradora, ou seja, A Educação Bioética.
Formal and informal education agents, face at the present time, challenges together that have been getting more complex due to society demands. This situation is particularly true for Environmental Education because it has highly ambitious educational and ecosystemic goals. Taking these facts into consideration, this thesis wishes to give a broad perspective about the educational dimension of one of these agents, animal captivity institutions (eg. zoos, aquaria or animal parks), not only looking from the institutions’ point of view but also analysing the effects of their educational dimension in the public. This dissertation aims at giving global a standpoint about objectives, discourses, values and educational programs of the Lisbon’s Oceanary and Zoological Garden, and the way they have influenced the bioethical consciousness of the individuals that have visited these places. In order to achieve this purpose, it was first necessary to use a philosophical background to come up with an operational notion of conscience, view as an ethically moral mechanism necessary to the human and natural world relation (bioethical consciousness). After this step, an empirical study was done, with the objective of detecting the education impact of the quoted institutions on the publics’ bioethical consciousness. The analytical study was performed on a sample of students (12 -16 years) of a Portuguese basic school; therefore it is a exploratory quasi-experimental study. This study demonstrates that there was an influence upon, not only in the attitudes and values but also on the ethical and moral reasoning (over human and environment relations) of the individuals that took part of the empirical experiment. Nevertheless, the data showed that the educational effect was much less significant than it would be expected from the nature of the objectives and of the reasons of being, of the animal captivity institutions that were visited. This thesis includes some final afterthoughts aiming to set a challenge both to the institutions and foremost to educational agents in order to move forward in the direction of an holistic approach to (environmental) education, which bridges between the cultural and techno-scientific spheres and the world of ethics and morals. The main goal is to have an education that takes into consideration every element, in an objective and subjective way: Bioethical Education.
Descrição: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Filosofia da Educação apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2334
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