Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2330
Título: Comunidades de educação e inovação na sociedade digital
Autor: Dias, Paulo
Palavras-chave: Comunidades de inovação
Mudança pedagógica
Andaimagem social e cognitiva
Pedagogia da participação e mediação colaborativa
Innovation communities
Pedagogical change
Social and cognitive scaffolding
Pedagogy of participation and collaborative mediation
Data: 2012
Citação: Dias, Paulo - Comunidades de educação e inovação na sociedade digital [Em linha]. "Educação, Formação & Tecnologias". ISSN 1646-933X. Vol. 5, Nº 2 (2012), p. 3-9
Resumo: No presente texto propõe-se uma abordagem dos modelos e atividades de participação e mediação colaborativa para a educação em rede e a inovação na Sociedade Digital, orientada para a mudança pedagógica na elaboração dos processos de andaimagem social e cognitiva das representações individuais e coletivas nas comunidades de aprendizagem e conhecimento. Neste enquadramento, procede-se à análise dos percursos de desenvolvimento da andaimagem e abertura da comunidade de educação às paisagens culturais e às narrativas de conhecimento, em particular, na diluição das fronteiras entre a educação formal e informal, nomeadamente através da pedagogia da participação nas práticas de mediação social e cognitiva, enquanto meios para a elaboração e sustentabilidade dos processos de inovação. Este é assim um contributo para o pensamento sobre a mudança pedagógica nos cenários emergentes de educação e aprendizagem em rede.
In this paper we propose an approach of models and activities of participation and collaborative mediation in online education and innovation in the Digital Society, addressed to the pedagogical change in the scaffolding development of individual and collective social and cognitive representations of learning and knowledge communities. In this framework, we analyse the scaffolding development routes and also the receptiveness of the cultural landscapes and knowledge narratives, particularly of the blurring of boundaries between formal and informal education. This is namely through the pedagogy of participation in social and cognitive mediation practices, as a means for the development and sustainability of innovation processes. This study is thus a contribution to the development of thinking on the pedagogical change in emerging scenarios of online learning and education.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2330
ISSN: 1646-933X
Versão do Editor: http://eft.educom.pt
Aparece nas colecções:Ciências da Educação - Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Paulo Dias - Educação, Formação e Tecnologias_2012 (2).pdf124,57 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.