Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2325
Título: Integra a IPSS no seu projecto : a componente de cidadania ambiental : um estudo de caso
Autor: Ramalho, Jorge Ramiro da Cruz
Orientador: Caetano, Fernando J. P.
Amador, Filomena
Palavras-chave: Educação ambiental
Educação para a cidadania
Instituições
Estudo de casos
IPSS
Environmental citizenship
Citizenship education
Environmental education
Data de Defesa: 2011
Citação: Ramalho, Jorge Ramiro da Cruz - Integra a IPSS no seu projecto [Em linha] : a componente de cidadania ambiental : um estudo de caso. Lisboa : [s.n.], 2011. 190 p.
Resumo: O desenvolvimento deste estudo, de natureza qualitativa, tem como principal objectivo tentar perceber e responder à questão “Integra a IPSS, no (s) seu (s) Projecto (s), a componente de cidadania ambiental?” de modo a compreender melhor as suas limitações e a vislumbrar as suas potencialidades. A instituição a que se refere este estudo é o Centro Social e Comunitário de Santo André, uma das mais destacadas Instituições Particulares de Solidariedade Social no concelho do Barreiro, especializada na prestação de acção social, com competências em matérias sociais e educativas e entidade de acolhimento em Lar de Infância e Juventude (LIJ), jovens do sexo masculino em regime de internato e jovens externos em regime aberto ou de semi-internato, que desempenha um papel muito relevante ao responder às dificuldades por que passam as famílias barreirenses, bem como a ajuda que presta à Segurança Social ou ao Estado, nos casos a que estes não conseguem, muitas vezes, chegar. A instituição é composta por várias unidades ou valências e, nas suas respostas sociais aos utentes, oferece serviços diversificados, sendo que cada valência dispõe de competências técnicas próprias, com equipas multidisciplinares que colaboram em termos de actividades laborais. Como exemplo de competências diversificadas, a IPSS ainda engloba valências como a creche, jardim-de-infância, actividades de tempos livres (ATL), centro de dia e apoio domiciliário. O centro comunitário conta ainda com um gabinete de Psicologia e com instalações apetrechadas para administrar formação profissional. Efectuou-se a caracterização da instituição e destacou-se a colaboração das parcerias locais e regionais, nomeadamente com escolas do ensino regular, centros de saúde e hospital do Barreiro, casas comerciais, etc., só para enumerar algumas. Para a concretização dos objectivos, procurou-se definir os principais conceitos associados a temas como IPSS, cidadania ambiental, educação para a cidadania e educação ambiental. O estudo baseou-se em dados recolhidos através de observação não participante e de entrevistas semi-estruturadas, realizadas a três técnicos e dois jovens, um deles interno e outro semi-interno. Seguiu-se, portanto, uma linha metodológica que adoptou, como estratégia geral, o estudo de caso. A iniciativa de realização deste estudo deve-se à constatação de que este tema social é ainda pouco conhecido e debatido, o que lhe atribui uma pertinência cada vez maior na sociedade actual. Em termos gerais, e como principal conclusão deste trabalho, salienta-se que a cidadania ambiental está sempre presente nos discursos cívicos efetuados nas manifestações culturais e no quotidiano das pessoas da instituição, e que a sua prática se vem consolidando como uma das principais medidas de socialização interna e de defesa do ambiente. Contudo, ainda há muita coisa a melhorar.
The development of this study, of a qualitative nature, has as main objective to try to understand and answer the question "Does IPSS, in their Project(s), includes the component of environmental citizenship?" in order to better understand the limitations and envision its potential. The institution referred to in this study is the Social and Community Center of St. Andrew, one of the leading Private Institutions of Social Solidarity in the Municipality of Barreiro, specialized in providing social services, with expertise in social and educational subjects and host organization in Home of Children and Youth (LIJ) of young males in internal boarding and external young people in an open or semi-boarding which plays a major role in responding to the difficulties experienced by the families from Barreiro, as well as helping the Social Security or the State in cases where they cannot reach. The institution is composed of several units or valances, and in their social responses to users, provides diversified services, where each valence has its own technical skills, with multidisciplinary teams to collaborate in terms of work activities. As an example of diversified skills, IPSS also includes valences such as nursery, kindergarten, leisure activities (ATL), day care and home support. The community center has also a Psychology office and it is equipped with facilities to manage training. The characterization of the institution and the highlight of the local and regional partnerships collaboration was done, particularly with mainstream schools, health centers and the hospital from Barreiro, shops, etc.., just to mention a few. To accomplish these objectives, we sought to define the main concepts associated to subjects like IPSS, environmental citizenship, citizenship education and environmental education. The study was based on data collected through non-participant observation and semi-structured interviews, done to three technicians and two young boys, one in internal boarding and another in semi-boarding. It followed, therefore, a methodological approach that adopted, as a general strategy, the study case. The initiative for this study is due to the fact that this social issue is still little known and discussed, giving it an increasing relevance in today's society. In general terms, and as the main conclusion of this work, it is pointed out that environmental citizenship is always present in civil discourse done in the cultural demonstrations and daily life of the people of the institution, and that its practice has been consolidated as one of principal internal measures of socialization and environmental protection. There is, however, much to improve.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2325
Aparece nas colecções:Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação / Master's Degree in Environmental Citizenship and Participation - TMCAP

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