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Título: A estabilidade dos quadros docentes nos Açores : um estudo no concelho da Praia da Vitória entre os anos 2005 e 2009
Autor: Cassis, Cristina Maria Ávila
Orientador: Grave-Resendes, Lídia
Ramos, Maria do Rosário
Palavras-chave: Planeamento e administração da educação
Organização escolar
Corpo docente
Estabilidade
Professores
Açores
Stability
Instability
Teacher
Public education
Azores
Praia da Vitória
Data de Defesa: 2012
Citação: Cassis, Cristina Maria Ávila - A estabilidade dos quadros docentes nos Açores [Em linha] : um estudo no concelho da Praia da Vitória entre os anos 2005 e 2009. Lisboa : [s.n.], 2012. 233 p.
Resumo: Esta investigação, desenvolvida no âmbito do Mestrado em Administração e Gestão Educacional, pretende responder à questão: São, os quadros de pessoal docente, das unidades orgânicas do concelho da Praia da Vitória, na Região Autónoma dos Açores, estáveis? Tendo em conta esta questão, o objectivo desta investigação é o de caracterizar os quadros de pessoal docente das três unidades orgânicas, do sistema educativo público regional, do concelho da Praia da Vitória, na ilha Terceira, a saber: Escola Básica e Integrada dos Biscoitos, Escola Básica e Integrada da Praia da Vitória e Escola Secundária Vitorino Nemésio, relativamente à sua estabilidade, nos quatro anos lectivos de 2005/2006 a 2008/2009 e de conhecer as percepções da tutela relativamente à estabilidade dos quadros docentes, do sistema educativo, da Região Autónoma dos Açores, averiguando se a tutela implementa estratégias que promovam a estabilidade desses quadros e que minimizem os problemas que advém da instabilidade, caso considerem que esta existe, em algum grau. Esta investigação enquadra-se no paradigma de investigação qualitativo, sob a forma de estudo de caso, onde foi utilizada uma combinação de métodos qualitativos e quantitativos e os instrumentos de recolha de dados foram o inquérito por entrevista e a análise documental. Espera-se que as conclusões desta investigação permitam, tanto à tutela, como às próprias unidades orgânicas, conhecer melhor a realidade do tema abordado,possibilitando uma retrospectiva dos quatro anos escolares em estudo, podendo, também, ajudar a definir novas estratégias que promovam a melhoria da qualidade da educação, na Região Autónoma dos Açores.
This research, conducted under the Master`s of Administration and Educational Management, aims at answering the question: are the teaching staff, from the schools of the municipality of Praia da Vitória, in the Azores, stable? Given this question, the purpose of this research is to characterize the teaching staff of the three schools, of the regional public education system, of the municipality of Praia da Vitoria, Terceira Island, namely, Escola Básica Integrada da Praia da Vitória, Escola Básica Integrada dos Biscoitos and Escola Secundária Vitorino Nemésio, with regards to its stability, during four academic years between 2005/2006 and 2008/2009. The perceptions of the tutelage with regards to the stability of the teaching staff, of the regional public education system in the Azores, will also be addressed. In particular, inquiring will be made to evaluate if the tutelage implements strategies that promote the stability of these staff and minimizes the problems that arises from instability, if they consider that it exists, to some degree. This research fits into the paradigm of qualitative research, in the form of a case study, where we used a combination of qualitative and quantitative methods. Instruments for data collection were inquiry by interviews and documentary analysis. It is hoped that the findings of this research will allow, both the tutelage and the schools itself, to better understand the reality of the theme, providing a retrospective of the four school years, under review, and may also help define new strategies to promote quality improvements in education, in the Azores.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2324
Aparece nas colecções:Mestrado em Administração e Gestão Educacional / Master's Degree in Administration and Educational Management - TMAGE

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