Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2323
Título: O jornal escolar : instrumento de liderança
Autor: Costa, Luís Miguel Antunes
Orientador: Moreira, Darlinda
Palavras-chave: Planeamento e administração da educação
Jornalismo
Jornais
Liderança
Comunicação organizacional
School newspapers
Leadership
Organizational communication
Data de Defesa: 2012
Citação: Costa, Luís Miguel Antunes - O jornal escolar [Em linha] : instrumento de liderança. Lisboa : [s.n.], 2012. IX, 187 p.
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo principal encontrar respostas para a questão central da investigação: “Como é que o Jornal Escolar pode ser um veículo privilegiado de comunicação de um líder de uma escola?”. Esta investigação, que aborda uma temática pouco explorada em Portugal, seguiu uma metodologia qualitativa e foi realizada numa escola / agrupamento de escolas cujo jornal escolar foi publicado ao longo de 22 anos letivos. Para atingir os objetivos do estudo, os líderes máximos da escola / agrupamento onde o jornal foi publicado, que desempenharam o cargo entre 1989 e 2011, foram entrevistados para conhecer o valor que atribuem ao jornal escolar enquanto veículo privilegiado de comunicação e para conhecer a forma como os diferentes conteúdos do jornal escolar podem espelhar o tipo de liderança. Além disso, foram analisados os 57 números publicados do referido jornal escolar, neles procurando encontrar o espelho das palavras dos Presidentes / Diretores. O estudo empírico foi realizado com o recurso a ferramentas de trabalho de campo, como a análise de conteúdo, análise documental e entrevistas semiestruturadas e conversas informais. A análise e interpretação dos dados recolhidos mostram, inequivocamente, que o jornal escolar é uma ferramenta indispensável de promoção do trabalho e imagem da escola / agrupamento junto da comunidade educativa por ela servida. Assim, apesar de não poder ser generalizável, o presente estudo pode constituir um exemplo e inspiração para todos os Diretores que pretendam (re)fundar um jornal escolar na unidade orgânica que dirigem.
The main goal of this investigation is to find answers to its core question: “How can the school newspaper be considered a privileged communication vehicle for a school leader?” This investigation, that approaches an issue that has been little explored up to the present time in Portugal, followed a qualitative approach and has been centered at a school that has published its school newspaper for 22 years. In order to meet the study goals, the top leaders of the above mentioned school that occupied the function between 1989 and 2011, were interviewed in order to know the value they accredit to the school newspaper as far as a privileged communication vehicle is concerned and to know how the different contents published in a school newspaper can reflect the type of leadership of its Principal. To do so, we have analyzed the contents of the 57 published issues of the above mentioned school newspaper, in order to find evidences for the statements of the Principals. The empirical component was developed using field work tools like document analysis, semi-structured interviews and informal conversations. Data interpretation and analysis unmistakably show that the school newspaper is an indispensable tool for the promotion of the daily work and image of a school in the community. Therefore, although the preset study cannot be generalized, it may be an example and inspiration to every Principal who is willing to found (or reactivate) a school newspaper.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2323
Aparece nas colecções:Mestrado em Administração e Gestão Educacional / Master's Degree in Administration and Educational Management - TMAGE

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