Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2214
Título: A utilização das TIC como novas abordagens no ensino das artes visuais : conceção e desenvolvimento de recursos multimédia : digital storytelling
Autor: Nobre, José Augusto Laurentino Simões Valentim Rocha
Orientador: Pereira, Alda
Palavras-chave: Ensino virtual
Arte visual
Tecnologia da informação e comunicação
Comunicação multimédia
Tecnologia digital
ICT and education
Visual arts
Digital storytelling
Multimédia
Data de Defesa: 2012
Citação: NOBRE José Augusto Laurentino Simões Valentim Rocha - A utilização das TIC como novas abordagens no ensino das artes visuais [Em linha] : conceção e desenvolvimento de recursos multimédia : digital storytelling. Lisboa : [s.n.], 2012. [218] p. em paginação variada
Resumo: A inserção das tecnologias da informação (TIC) e da comunicação trouxe modificações também no campo da arte. O avanço das tecnologias digitais possibilitou novas formas de criação e perceção, elevando discussões sobre novos paradigmas estéticos (Gianetti, 2006). Esta dissertação propõe analisar a realidade do ensino das Artes Visuais (AV), face às novas tecnologias, dinâmicas e contextos de utilização. Na componente teórica, abordaremos a relação entre as TIC e as AV, procurando perceber se a utilização das TIC proporciona e mobiliza novas competências no ensino das AV. Se as TIC são uma componente eficaz a valorizar nas AV sob a forma de auxílio do processo ensinoaprendizagem. Pretendeu-se ainda com este estudo desenvolver e conceber produtos multimédia, partindo do aluno como produtor de conhecimento na "Sociedade da Informação", mais concretamente a produção de digital storytelling (DST) de cariz social e pedagógico. Sendo posteriormente alojados nos sites da Câmara Municipal da Marinha Grande, da Escola Sec. Eng.º Acácio Calazans Duarte e de um site criado para o efeito. E ainda, ficando disponíveis para serem utilizados em plataformas móveis. Procuramos também perceber se a escola pode estar ao serviço da comunidade, produzindo materias/recursos susceptiveis de serem utilizados pela comunidade. A metodologia de investigação adotada foi Design Basead Reseach, que se enquadrou, no nosso entender e pelas suas características, no desenvolvimento deste projeto, uma vez que o que se pretendia era a produção em contexto real de formação, das técnicas de Digital Storytelling, bem como a aferição dos desafios na respetiva implementação e adequação a contextos formativos. Desenvolvemos novas metodologias de ensino como forma de envolver os alunos, tornando-os críticos, contextualizados e produtores de conhecimento. Concluimos que os alunos aumentaram as suas competências ao nível da utilização das TIC, conhecendo as suas potencialidade. A metodologia aplicada permitiu o desenvolvimento de relações interpessoais, aumentou a motivação e permitiu a partilha de dúvidas e de dificuldades, mas também a apresentação de propostas e soluções num verdadeiro trabalho colaborativo.
The use of information and communications technology (ICT) also brought modifications in the art field. The evolution of digital technologies made new forms of creation and perception possible, bringing discussions on new aesthetic paradigms to an upper level (Gianetti, 2006). This dissertation has the purpose of analyzing the Visual Arts (VA) teaching reality in relation to new technologies and dynamics and its utilization context. In the theoretical approach we will try to understand if the ICT use enables and mobilizes new competences in the VA teaching and if the the ICT are an efficient way to be taken in consideration in VA as a form of learning and teaching process support. With this study we also tried to develop and conceive multimedia products focused on students as producers of knowledge in the “information society”, concretely with a socially and pedagogically based digital storytelling (DST) production. Later this production will be posted on Câmara Municipal da Marinha Grande and Escola Sec. Eng.º Acácio Calazans Duarte websites and will be utilized as a mobile platform. We have also tried to understand if school can be used by the community as a producer of material/resources usable by the community members. The chosen investigation methodology was the Design Based Research because, to our understanding, not only it was the most appropriate to this project development but also because we intended to produce DST techniques in a real formative context as well as to understand of what would be needed to its implementation and adequation on formative contexts. We have developed new teaching methodologies involving students, helping them to become critical, contextualized and producers of knowledge.We came to the conclusion that students have enhanced their competences in the ICT utilization, acknowledging their possibilities. The methodology enabled interpersonal relations, enhanced personal motivation, made difficulties and questions sharing as well as proposals and solutions presentation possible in a true cooperative work.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2214
Aparece nas colecções:Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia / Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO-JoseNobre.pdf3,87 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.