Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2213
Título: Avaliação digital da aprendizagem : estudo de caso no contexto da unidade curricular "Seminário de Práticas em Ciências Físico-Químicas"
Autor: Fernandes, Teresa Paula da Silva
Orientador: Tinoca, Luís
Palavras-chave: Ensino a distância
Ensino virtual
Aprendizagem
E-fólio
Avaliação
Métodos de avaliação
Online assessment
Culture of assessment
Online assessment strategies
eFolio
Data de Defesa: 2012
Citação: Fernandes, Teresa Paula da Silva - Avaliação digital da aprendizagem [Em linha] : estudo de caso no contexto da unidade curricular "Seminário de Práticas em Ciências Físico-Químicas". Lisboa : [s.n.], 2012. XI, 146, XLII p.
Resumo: Num ambiente de aprendizagem online, em que o aluno deverá ter uma participação ativa na construção de seu próprio conhecimento, são exigidas diferentes competências ao aluno, não só ao nível da utilização das tecnologias como também saber trabalhar em equipa, saber selecionar, pesquisar, relacionar e sintetizar informação, ter espírito crítico e capacidade de iniciativa na resolução de problemas. A avaliação tem que, por sua vez, acompanhar esta evolução. Neste contexto, de aprendizagem e avaliação online, o aluno desempenha um papel fundamental pelo que é importante perceber de que forma a avaliação digital promove a aprendizagem e como é percebida pelos estudantes. Impõem-se assim as questões: Que estratégias de avaliação serão mais adequadas em contexto digital? Como poderá o design de estratégias de avaliação digital contribuir para a promoção da aprendizagem? Como são, as estratégias de avaliação digital, percebidas pelos participantes, enquanto promotoras da aprendizagem? Regista-se que os participantes consideram importante participar na elaboração da avaliação de uma UC de um curso online, sendo a explicitação clara de objetivos e critérios e a definição de uma estratégia de avaliação adequada, pontos fulcrais, na medida em permitem desenvolver o sentido crítico do aluno e dar, ao aluno, a oportunidade de construir o seu próprio conhecimento. Relativamente aos instrumentos de avaliação foi dada particular importância à sua diversificação. Também, no que concerne ao feedback, foi considerado de enorme relevância ao feedback como um procedimento de avaliação valioso de apoio à aprendizagem. O e-fólio, um dos instrumentos de avaliação utilizados na UC, foi particularmente considerado como um facilitador da aprendizagem na medida em que promove a componente formativa da avaliação.
In an online learning environment, in which the student must take an active part in constructing his own knowledge, different skills are required, not only in what concerns the use of technologies but also teamwork skills, knowing how to select, search, relate and synthesize information, critical thinking andproblem solving. So, it wil be necessary that assessment follows this evolution. In the context of online learning and assessment students play a key role, and it is important to understand not only how digital assessment promotes learning, but also how it is perceived by learners. Therefore, questions such as: “What assessment strategies will be most appropriate in a digital context?”, “How can the design of assessment strategies help promote digital learning?” and “How are digital assessment strategies, perceived by the participants, while promoting learning?” must be asked. the findings show that the participants consider it important to take part in the development of assessment in an online course, with a clear explanation of objectives and criteria, and the definition of an appropriate evaluation strategy. These are key points to the extent that they allow the development of the students’ critical thinking and give them the opportunity to build their own knowledge. As far as assessment instruments are concerned a particular importance was given to their diversification. Moreover, feedback was also given an enormous importance as a valuable procedure for supporting learning. The efolio, one of assessment instruments used in thiscourse, was particularly regarded as a learning facilitator as it promoted the formative component of assessment.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2213
Aparece nas colecções:Mestrado em Pedagogia do E-Learning / Master's Degree in Elearning Pedagogy - TMPEL

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese teresa fernandes.pdf1,4 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.