Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2207
Título: Revista Digital - Imagens da Cultura/Cultura das Imagens
Autor: Ribeiro, José da Silva
Palavras-chave: Cinema na escola
Caleidoscópio de imagens
Interculturalidades
Turismo
Migrações
Cinema
Novas narrativas
Novas tecnologias
Data: Jul-2012
Editora: Universidade Aberta
CEMRI
Citação: Ribeiro, José da Silva, ed. - "Revista Digital - Imagens da Cultura/Cultura das Imagens" [Em linha]. ISSN 2182-4622. Vol. 1, nº 2 (Maio 2012), 218 p.
Resumo: O número 2 da Revista Digital Imagens da Cultura / Cultura das Imagens resulta da cooperação entre o Laboratório de Antropologia Visual, Grupo de Investigação do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais da Universidade Aberta e a AO NORTE – Associação de Produção e Animação Audiovisual que tem como finalidade “a produção e a divulgação audiovisual, bem como a cooperação para o desenvolvimento, na área do ensino, educação e cultura, designadamente através da divulgação das realidades dos países em vias de desenvolvimento junto da opinião pública”. Os textos apresentados neste número da Revista Digital ICCI resultam das comunicações apresentadas na 1ª Conferência Internacional de Cinema de Viana do Castelo, reformuladas para publicação e revistos por pares abordando os seguintes temas: 1) Caleidoscópio de imagens – cinema nas escolas em que se apresentaram reflexões a partir de pontos de vista diversificados - históricos, filosóficos e sociológicos, antropológicos, económicos, tecnológicos, sobre a escola como realidade plural, objeto de múltiplos olhares, procurando-se estabelecer o diálogo (interdisciplinar) entre estes. 2) Práticas de cinema na escola - desenvolvem-se na escola múltiplas práticas de cinema – o visionamento e análise de filmes, os clubes de cinema, a utilização das tecnologias na produção de documentos audiovisuais, a escrita dos filmes ou acerca dos filmes. O cinema em todos os seus estados entra na escola e transforma-a. Pretendeu-se debater e partilhar as práticas de cinema desenvolvidas na escola, desde o jardim-de-infância à universidade, da prática lúdica à observação científica, da observação à criação de imaginários. Cinema enquanto instrumento e objeto de conhecimento, meio de comunicação e meio de expressão de pensamentos e emoções. 3) Interculturalidades, Migrações e Turismo no cinema - As migrações e as relações entre culturas perpassam de formas muito diversificadas no cinema. O cinema é uma arte do movimento das imagens, das pessoas que o fazem, das pessoas que nele são representadas. Pretendeu-se problematizar o modo como as migrações, o turismo e a interculturalidade têm despertado a atenção da produção audiovisual. Como é que as migrações e a interculturalidade são representadas no cinema? Em que medida as imagens (visuais e o imaginário global) trazem contributos conceptuais e metodológicos para perspetivar os desafios da interculturalidade? 4) Cinema, novas narrativas e novas tecnologias - O cinema é um processo mutante. Na sua história centenária incorporou novas narrativas, muitas mudanças tecnológicas, na organização da produção, no financiamento. No entanto, nunca como na época atual as mudanças foram tão rápidas e tão profundas. Perguntamo-nos o que muda e persiste no cinema e no pós-cinema, no cinema com as novas tecnologias, no cinema digital, interativo ou nos vídeo jogos como prolongamento ou continuidade do cinema, ou no homem e no imaginário representado nas imagens tecnológicas? Que mudanças no modo de fazer os filmes, de ver os filmes ou de criar ou recriar os imaginários? Foi esta a temática que trouxe mais contributos para a presente publicação.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2207
ISSN: 2182-4622
Aparece nas colecções:CEMRI - Revistas / Journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
revista_icci_n02_final.pdf21,29 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.