Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2190
Título: Estratégias competitivas nos sítios electrónicos das farmácias de oficina com dispensa ao domicílio
Autor: Santos, Ana Cristina Filipe
Orientador: Bernardo, Maria do Rosário Matos
Palavras-chave: Comércio eletrónico
Internet
Farmácia
Páginas Web
Estratégias
Competitividade
Strategy
Competitive advantage
Internet
Electronic site
Exploratory study
Community pharmacies
Data de Defesa: 2012
Citação: Santos, Ana Cristina Filipe - Estratégias competitivas nos sítios electrónicos das farmácias de oficina com dispensa ao domicílio [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2012. 121 p.
Resumo: A entrega de medicamentos e de produtos de saúde e bem-estar, através de pedidos realizados no sítio electrónico das farmácias de oficina (legalmente criado) passou a ser possível desde 2007. A farmácia para transformar uma conectividade na Internet em vantagem competitiva, precisa de mais do que um sítio electrónico. Necessita de uma estratégia de criação de valor que não seja implementada simultaneamente por outra empresa concorrente, actual ou potencial, permitindo à farmácia transformar o recurso tecnológico em vantagem competitiva. Essa vantagem pode mesmo tornar-se sustentada se as empresas concorrentes não conseguirem duplicar os benefícios dessa estratégia. Explorar esta nova tecnologia com vantagens competitivas, implica, ainda, ter uma estratégia de negócio que inclua as oportunidades estratégicas proporcionadas pela Internet entre as quais se destacam as operações, o marketing, a liderança em serviços e a coopetição. Este estudo tem como objectivo compreender, analisar e identificar a criação de vantagens competitivas ao nível destas quatro oportunidades estratégicas nos sítios electrónicos das farmácias de oficina com dispensa ao domicílio, através de um estudo exploratório transversal. Os dados, recolhidos através de um questionário electrónico enviado a todas as farmácias com sítio electrónico com dispensa ao domicílio, foram submetidos a uma análise quantitativa e qualitativa. Pela análise dos dados recolhidos das 26 farmácias que participaram no estudo, concluiu-se que os sítios electrónicos não obtêm vantagens competitivas pelas operações, marketing, liderança em serviços e coopetição. As farmácias competem na Internet tanto pela liderança em custos como pela diferenciação (estratégias híbridas) e algumas não têm mesmo uma opinião formada sobre estratégias competitivas genéricas para os seus sítios electrónicos. Assim é possível, que a formulação estratégica não seja uma prática na gestão dos sítios electrónicos das farmácias.
The delivery of medicines and health and well-being products, by requests made at the website of community pharmacies (legally established) has become possible since 2007. The pharmacy, to turn Internet connectivity into a competitive advantage needs more than an electronic website. It needs a creating value strategy that is not implemented simultaneously by another competitor, actual or potential, allowing the pharmacy to transform the technological resource into competitive advantage. This advantage may even become sustained if the competitors cannot duplicate the benefits of this strategy. To explore this new technology with competitive advantages implies a business strategy that includes the strategic opportunities offered by Internet among which stand out the operations, marketing, leadership service and coopetition. The objective of this study is to understand, analyze and identify the creation of competitive advantages in terms of these four strategic opportunities in the electronic websites of community pharmacies with home delivery service, through a cross-sectional exploratory study. Data, collected by an electronic questionnaire sent to all pharmacies in those conditions, was submitted to a quantitative and qualitative analysis. Data collected from 26 pharmacies that participated in this study was analyzed. We concluded that their electronic sites do not achieve competitive advantages from operations, marketing, service leadership and coopetition. On Internet pharmacies compete by both cost leadership and differentiation (hybrid strategies), and some do not even have an opinion about generic competitive strategies for their websites. Thus, it is possible that the strategy formulation is not a practice in the management of pharmacies electronic sites.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Gestão/MBA apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2190
Aparece nas colecções:Mestrado em Gestão/MBA / Master's Degree in Management/MBA - TMG/MBA

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