Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2177
Título: Da e-moderação à mediação colaborativa nas comunidades de aprendizagem
Autor: Dias, Paulo
Palavras-chave: Mediação colaborativa
E-moderação
Interação social
Comunidades de aprendizagem online
Data: 2008
Citação: Dias, Paulo - Da e-moderação à mediação colaborativa nas comunidades de aprendizagem [Em linha]. "Educação, Formação & Tecnologias". ISSN 1646-933X. Vol. 1, Nº 1 (2008), p. 4-10
Resumo: Pretendemos abordar no presente texto a mudança dos ambientes de aprendizagem em rede, nomeadamente no sentido da deslocação do foco na sua concepção enquanto espaços de informação e comunicação para a actividade interaccional das redes sociais de publicação, aprendizagem e conhecimento colectivo. Nestas últimas, a aprendizagem é sustentada pela dinâmica da rede nos contextos de construção colaborativa dos objectos e narrativas de conhecimento da comunidade, e na integração das representações sociais na elaboração de uma prática comum e partilhada. Partindo da concepção reguladora da e-moderação nos ambientes de aprendizagem online, através dos processos de organização e dinamização das actividades, propomos uma nova interpretação das formas avançadas de interacção social que ocorrem no âmbito das comunidades de aprendizagem através da qual se desenvolve a mediação colaborativa.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2177
ISSN: 1646-933X
Versão do Editor: Disponível em http://eft.educom.pt
Aparece nas colecções:Ciências da Educação - Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Da e-moderação à mediação colaborativa_2008.pdf72,55 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.