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Título: A aprendizagem em educação física : análise de dois modelos de ensino em basquetebol : instrução direta e educação desportiva
Autor: Lopes, Maria Filomena Lourenço Rodrigues Lobo da Costa
Orientador: Barros, Daniela Melaré Vieira
Palavras-chave: Educação física
Aprendizagem
Basquetebol
Modelos educativos
Ensino secundário
Estudos comparados
Estudo de casos
Teaching and learning in physical education
Basketball
Direct instruction model
Sport education model
Data de Defesa: 2012
Citação: Lopes, Maria Filomena Lourenço Rodrigues Lobo da Costa - A aprendizagem em educação física [Em linha] : análise de dois modelos de ensino em basquetebol : instrução direta e educação desportiva. Lisboa : [s.n.], 2012. XV, 150 p.
Resumo: O presente estudo, feito numa Escola Secundária, analisou se existiam diferenças na aprendizagem do basquetebol em modelos de ensino diferentes: instrução direta e educação desportiva e estudou as perceções dos alunos e da professora. A pesquisa foi experimental e descritiva e a amostra formada pelos alunos de duas turmas do 10º ano. Aplicou-se em cada turma um modelo diferente e na avaliação testes escritos, testes de AAHPERD, GPAI, questionário e diário de bordo. No tratamento estatístico calculou-se percentagens, médias, desvio padrão, amplitude e coeficiente de variação, usou-se testes t para amostras emparelhadas e para duas amostras independentes. Concluiu-se que houve diferenças significativas nos conhecimentos em instrução direta e no lançamento em educação desportiva. Foi em educação desportiva onde se referiu que se aprendeu mais. Em instrução direta houve menos comportamentos desviantes e melhor desempenho na arbitragem. Em educação desportiva os alunos mostraram desagrado pela extensão do tempo numa mesma modalidade.
The present study, which took place in a Secondary School, analyzed if there were any differences in basketball learning in different teaching models: direct instruction and sport education and studied the students’ and teacher’s perceptions. The research was both experimental and descriptive and the sample was constituted by the students of two 10th grade classes. A different model was applied on each class and evaluation consisted on written tests, AAHPERD tests, GPAI, a questionnaire and a diary. On the statistic treatment percentages, means, standard deviation, amplitude and variation coefficient were calculated, there were used t tests for paired samples and for two independent samples. It was concluded that there were significant differences on the cognitive knowledge in direct instruction and at shooting in sport education. Sport education was referred as the best learnt. In direct instruction there were less disruptions and better performance in refereeing. At sport education the students complained about the time spent in one sport.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2174
Aparece nas colecções:Mestrado em Supervisão Pedagógica / Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP

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