Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2160
Título: A expressão plástica como atividade de enriquecimento curricular nas escolas do 1º Ciclo de Ensino Básico da Região Autónoma da Madeira : (impactos de 11 anos de existência)
Autor: Silva, Filipa Moreira
Orientador: Ferreira, Manuela Malheiro
Palavras-chave: Educação artística
Ensino básico
1º Ciclo
Artes plásticas
Planeamento do curriculum
Madeira
Arts education
Visual arts
Elementary school
Curriculum enrichment activities
Data de Defesa: 2012
Citação: Silva, Filipa Moreia - A expressão plástica como atividade de enriquecimento curricular nas escolas do 1º Ciclo de Ensino Básico da Região Autónoma da Madeira [Em linha] : (impactos de 11 anos de existência). Lisboa : [s.n.], 2012. [246] p.
Resumo: O Gabinete Coordenador de Educação Artística, iniciado em 1980 a partir de um projeto de implementação da expressão musical e dramática no 1.º ciclo do ensino básico, é uma direção de serviços da Secretaria Regional de Educação e Cultura, Região Autónoma da Madeira, com trinta anos de trabalho no processo de implementação das artes no ensino geral. Em 1999, com o intuito de oferecer formação, orientar e coordenar os professores responsáveis pela expressão plástica, atividade de enriquecimento curricular desenvolvida nas Escolas a Tempo Inteiro da Região Autónoma da Madeira, foi implementada a Coordenação Regional de Expressão Plástica (CREP), responsável sobretudo pela formação dos professores generalistas que, por falta de professores especialistas, desenvolviam a área nas escolas. Num percurso de onze anos de evolução, com as suas mudanças, as suas estratégias e as suas iniciativas, a CREP trabalhou, sobretudo, no sentido de promover a valorização da área nas escolas e colocá-la no mesmo patamar de outras com mais relevância e antiguidade. Sentiu-se, hoje, a necessidade de olhar para trás, de refletir sobre o trabalho desenvolvido e obter uma visão personalizada e aberta desta coordenação, onde pudesse conhecer-se a perspetiva dos seus vários intervenientes, os principais visados da sua história. Pretendeu-se, sobretudo, questionar, avaliar e compreender que impactos esta atividade trouxe para os seus partícipes mais imediatos: os seus elementos internos, os professores que defendem a área no terreno, a comunidade educativa e os alunos, aqueles para quem todos os outros dirigem o seu trabalho árduo para que possam, daqui a alguns anos, ser cidadãos completos e, esperamos, abertos à arte. Metodologicamente, esta investigação incidiu o seu o estudo numa análise em profundidade de um objeto específico: a CREP, inserida no seu contexto institucional. Dentro desta perspectiva, o plano geral metodológico desta investigação incidiu num estudo de caso, pois coube à investigação descrever o objeto e compreendê-lo, recolhendo dados que o explicassem dentro do contexto onde este se insere e relacionando-os com outros já existentes. Pelas suas características, o seu propósito baseou-se numa metodologia avaliativa fundamentada no paradigma construtivista por se tratar de um sistema de interação social que possibilitou o confronto e a relação entre os testemunhos dos seus vários protagonistas, baseados na experiência obtida, desde os mais altos cargos até ao aluno que usufrui das atividades de expressão plástica. Esta dinâmica relacional entre os diversos intervenientes trouxe ao estudo diferentes visões, diferentes sugestões e os seus resultados foram possuidores de mais-valias para a melhoria das suas práticas e perspectiva mudanças na valorização da atividade. No final do estudo, onde foi feita uma avaliação do trabalho desenvolvido ao longo deste onze anos pela CREP, ficou reconhecida a importância da expressão plástica, como área curricular e de enriquecimento curricular, para o desenvolvimento das competências básicas da criança durante o 1.º ciclo do ensino básico e foram identificados os impactos desta área e da sua coordenação nos vários intervenientes da mesma (diretos e indiretos) e na comunidade em geral.
The Gabinete Coordenador de Educação Artística, of Secretaria Regional de Educação e Cultura has thirty years of work in the implementation of the arts in general education. It was initiated in 1980 with an implementation project of music and drama activities in elementary school. In 1999, in order to provide training, guiding and coordinating the teachers that are responsible for the enrichment curriculum activity of visual arts developed in Madeira’s elementary school system, was implemented the Coordenação Regional de Expressão Plástica (CREP), primarily responsible for the training of these teachers who, for lack of specialist teachers, developed these visual arts activities at schools. With eleven years of evolution, with its changes, its strategies and its initiatives, the CREP worked mainly to promote the appreciation of the visual arts at schools and put visual arts on par with others with more relevance and antiquity. We felt today the need to look back, to reflect about the work done and get an openly and personalized feedback about this coordination, which we could know its various stakeholders perspective. We were intended to question, to evaluate and to understand which impacts this activity has brought to their immediate participants: their internal elements, the teachers, the educational community and the students, those for whom all others orientate their hard work so they can in the future be complete citizens and, hopefully, opened to arts. Methodologically, this research focused their study on in-depth analysis of a specific object: the CREP, inserted in its institutional context. Within this perspective, the methodological general plan of this research was focused on a case study because it fell to describe the research object and understand it, collecting data that explain it within the context where it belongs, and linking them with existing others. By their nature, their purpose was based on an evaluation methodology based on constructivist paradigm because it is a system of social interaction that allow the confrontation and the relationship between testimony of its protagonists, based on their experience, from the highest office to the student who enjoys the visual arts activities. This dynamic relation between these actors brought different perspectives and suggestions to the study, and the results were possessors of capital gains to improve their practices and bring perspective changes in the valuation of the activity. At the end of the study, where was made an assessment of the work done over the eleven years of CREP, the importance of visual arts was recognized, both curriculum area and enrichment curriculum area, for the development of children's basic skills of elementary school, and identified the impacts of this area and its coordination in his various actors (direct and indirect) and in the wider community.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2160
Aparece nas colecções:Mestrado em Arte e Educação / Master's Degree in Art and Education - TMAE

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