Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2155
Título: O cinema como instrumento de construção do conhecimento : aplicação de trevo teórico : um estudo de caso na Escola Artística Soares dos Reis
Autor: Palma, Ana da
Orientador: Martins, Amílcar
Ribeiro, José da Silva
Palavras-chave: Educação
Cinema
Conhecimento
Construction
Knowledge
Education
Words
Data de Defesa: 2011
Citação: Palma, Ana da - O cinema como instrumento de construção do conhecimento [Em linha] : aplicação de trevo teórico : um estudo de caso na Escola Artística Soares dos Reis. Porto : [s.n.], 2011. 168 p.
Resumo: Este estudo, ancorado nas imagens cinematográficas e nas palavras, procura aliar de forma coerente as urgências de propostas educativas adequadas à contemporaneidade. Procura um caminho para uma abordagem teórica e prática favorecendo uma educação pela arte baseada em dois princípios orientadores, que se encontram definidos no corpo deste trabalho, como sendo: o dialogismo e a literacia cidadã. Com base nestes dois princípios procurou-se evidenciar alguns instrumentos estratégicos para a construção do conhecimento por meio do cinema. Juntando a teoria à prática, a experiência desenvolveu-se no contexto da Escola Artística Soares dos Reis, em três áreas curriculares dos 12º anos dos cursos de Produção Artística e Comunicação Audiovisual, recorrendo ao filme, Rashomon de Akira Kurosawa, como um exemplo para testar uma proposta teórica e definir os respectivos instrumentos para a construção do conhecimento.
This work, grounded on cinematographic images and words, pursues a coherent alliance of emergencies in turn of adequate contemporaneous educational proposals. It seeks a path to a theoretical and practical approach within art education based on two key principles, which are defined in this study: dialogism and citizen literacy. Rooted in those two principles, it seeks to point out some strategic tools for knowledge construction through cinema. Allying theory to practice, the experiment took place in the Artistic School Soares dos Reis in three distinct curricula areas for 12th grade of high school, or further education, in Artistic Production and Audiovisual Communication, using Akira Kurosawa’s film Rashomon, as an example to test a theory proposal and define consequent tools for knowledge construction.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2155
Aparece nas colecções:Mestrado em Arte e Educação / Master's Degree in Art and Education - TMAE

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
corpo-dissertacao-Ana-Palma.pdf1,07 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.