Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2151
Título: Divulgação de responsabilidade social na internet : estudo descritivo das páginas de Internet dos maiores bancos mundiais
Autor: Vilar, Vítor Hugo Duarte
Orientador: Simão, João Miguel Neto
Palavras-chave: Comércio eletrónico
Internet
Páginas Web
Bancos
Responsabilidade social
Corporate social responsibility
Banks
Website
Stakeholders
Data de Defesa: 2012
Citação: Vilar, Vítor Hugo Duarte - Divulgação de responsabilidade social na internet [Em linha] : estudo descritivo das páginas de Internet dos maiores bancos mundiais. Lisboa : [s.n.], 2012. 142 p.
Resumo: A relação das empresas com o seu meio envolvente influencia hoje cada vez mais o lugar que estas ocupam ou lhes é permitido ocupar, nas sociedades. A responsabilidade social empresarial tornou-se assim num tema central na gestão e na operação das organizações. A sua divulgação, mais do que uma comunicação tem agora de ser uma discussão entre as empresas e quem com elas se relaciona. É neste cenário que a internet, um canal de comunicação bidirecional, permanente, atualizável e de acesso universal, pode vir a operar se não operou já, uma mudança na forma como as organizações reportam a sua responsabilidade social aos stakeholders. Importava assim saber em que medida as empresas fazem realmente uso da internet para a divulgação das preocupações e atividades de responsabilidade social e, em caso afirmativo se essa utilização depende de fatores económicos, geográficos ou sociais. Foi recolhida informação dos websites corporativos, dos cento e dez maiores bancos mundiais. Depois de uma análise qualitativa ao seu conteúdo, foram compilados estatisticamente os dados em busca de padrões e testada a sua correlação com indicadores universais de desenvolvimento. As conclusões apontam para a confirmação da utilização da internet na divulgação da responsabilidade social empresarial. Também se conclui que os bancos partilham, nos seus websites, informação maioritariamente acerca de gestão ambiental e programas económico-sociais. Outros temas recorrentes são a ética empresarial, os códigos de conduta internos, investimento no bem-estar dos colaboradores e na comunidade. Existem evidências fortes de padrões geográficos na quantidade e detalhe de informação prestada assim como nos temas abordados, ainda que em menor escala. Foram encontrados por fim, sinais de que a divulgação por parte dos bancos da sua responsabilidade social é maior e mais detalhada em função dos índices de desenvolvimento do país onde operam.
Company’s relationships with their environment increasingly influence the place they occupy and are permitted to occupy in society. Therefore, corporate social responsibility became a central issue in management and operation of organizations. Disclosing it, must now be a discussion, much more than a communication, between companies and with whom they relate to. Facing this, the internet as a bidirectional communication channel, permanent, updatable and universally accessible, can in the future operate, if it hasn’t operated yet, a change in how organizations report their social responsibility to stakeholders. It mattered to know to what extent companies actually make use of the internet to report their corporate social responsibility concerns and activities and, doing so, if that use depends on economic, geographical or social factors. Information was collected from the corporate websites of the one hundred and ten biggest world banks and a qualitative analysis was made to its content. Data was statistically compiled and investigated for patterns and afterwards tested for correlation with universal development indexes. Findings and conclusions point to the confirmation of the use of the internet in the dissemination of corporate social responsibility information. It’s also concluded that banks share in their websites information majorly concerning environmental protection and sustainable development. Other recurring themes are corporate ethics, internal conduct codes and some sorts of investment in human resources and communities. There is very strong evidence of geographical patterns in the amount and detail of information provided as well as the topics covered, albeit on a smaller scale. This study also provides solid evidence that bank’s disclosures on corporate social responsibility are larger and more detailed in countries with higher development indexes.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Comercio Electrónico e Internet apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2151
Aparece nas colecções:Mestrado em Comércio Electrónico e Internet / Master's Degree in Electronic Commerce and Internet - TMCEI

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