Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2146
Título: O papel do director de turma na autonomia : estudo de caso numa escola secundária
Autor: Rodrigues, Guilherme da Silva
Orientador: Henriques, Susana
Palavras-chave: Educação
Ensino secundário
Organização escolar
Autonomia
Projeto Educativo de Escola
Diretor de turma
Papel do professor
Estudo de casos
Class diretor
Autonomy
Contracts of autonomy
Community education and organization
Data de Defesa: 2011
Citação: Rodrigues, Guilherme da Silva - O papel do director de turma na autonomia [Em linha] : estudo de caso numa escola secundária. Lisboa : [s.n.], 2011. 188, CLXI p.
Resumo: Esta dissertação é o resultado de uma investigação, estudo de caso, numa perspetiva sociológica e organizacional, realizada na escola por nós denominada de Escola Secundária “Gama” e focalizada na problemática do papel do diretor de turma numa escola secundária com contrato de autonomia em vigor. O estudo foi estruturado em torno de um enquadramento teórico que ajudou a identificar e a conhecer o papel do diretor de turma e a sua representação no seio da comunidade educativa, tendo em consideração a assinatura de um contrato, definido pelo quadro legal em vigor. Foram desenvolvidos três pontos fundamentais, conforme pesquisa bibliográfica. No primeiro, a análise teórica remeteu-nos para a ideia de escola enquanto organização, suas teorias e conceitos e imagens organizacionais; no segundo, a análise teórica recaíu sobre o papel e representação dos diretores de turma na organização e no sistema educativo, visto por eles próprios e pela nossa análise e observação dos diferentes instrumentos de investigação; e no terceiro, a análise teórica e empírica recaíu sobre a relevância do cargo e do “perfil”, que se mantém subentendido mas que a Lei não definiu, e que é necessário fazer emergir – o que a praxis quotidiana já confirmou. A nossa orientação metodológica radica numa abordagem mista qualitativointerpretativa e quantitativa e na teoria crítica, com relevo para entrevistas aos coordenadores de diretores de turma e diretor de escola e um questionário aos diretores de turma. A investigação decorreu no ano letivo 2010/2011. O estudo revela a ação organizacional e as racionalidades que a justificam, podendo extrair as seguintes conclusões: - O diretor de turma tem um perfil percebido, “oculto”, que é preciso fazer “emergir”; - O diretor de turma necessita de adquirir formação específica para desenvolver competências na área de gestão e desenvolvimento interpessoal; - As competências exercidas pelo diretor de turma extravasam nalguns pontos as competências legalmente atribuídas; - O contrato de autonomia trouxe novas competências e responsabilidades à direção de turma e às lideranças intermédias.
This thesis is the result of a research, case study, under a sociological and organizational perspetive, held by us in school called School "Range" and focused on the question of the class diretor’s role in a high school with autonomy contract in force. The study was structured around a theoretical framework that helped to identify and understand the role of the class diretor and its representation within the educational community, taking into consideration / account the signing of an agreement set by the general framework he in force. We developed three key points, as bibliographical research. The first, the theoretical analysis referred us to the idea of school as an organization, its theories and concepts and organizational images; the second, the theoretical analysis fell on the role and representation of the class directors’ in the organization and the education system, as seen by themselves and for our analysis and observation of the different research tools; and the third, the theoretical and empirical analysis has been placed on the importance of the position and the "profile", which remains understood but that the Law has not defined and that it is necessary to bring out, what the daily praxis already confirmed. Our methodological orientation is rooted in a mixed qualitative-interpretative approach and quantitative and critical theory, with emphasis on the interviews with the coordinators of class directors’ and the school principal and a questionnaire to the class directors’. The research took place in the academic year 2010/2011. The study highlights the organizational action and the rationalities that justify it, drawing the following conclusions: The class diretor has a perceived profile, "hidden", that needs to "emerge”; The class diretor needs specific training to develop skills in management and interpersonal development; The skills exercised by the class diretor in some points fall outside the skills legally conferred; The contract of autonomy has brought new skills and responsibilities to the class direction of the intermediate leaderships.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2146
Aparece nas colecções:Mestrado em Administração e Gestão Educacional / Master's Degree in Administration and Educational Management - TMAGE

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