Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2139
Título: A ilustração na literatura para jovens: a imagem do outro
Autor: Tomé, Maria da Conceição
Bastos, Glória
Palavras-chave: Literatura juvenil
Interculturalidade
Ilustrações
Data: 2010
Editora: CIEC- Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho
Citação: Tomé, Maria da Conceição; Bastos, Glória - A ilustração na literatura para jovens : a imagem do outro. In Encontro Nacional (6º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, 8, Braga, 2010 - "Actas do do 8º Encontro Nacional..." [Em linha]. Coordenado por F. Viana, R. Ramos, E. Coquete, M. Martins. Braga : CIEC, 2010. ISBN 978-972-8952-18-1. p. 90-112
Resumo: O estudo da imagem do Outro e a sua representação na literatura juvenil reveste-se de crucial importância tendo em conta a função de socialização cultural que a literatura assume. A literatura é, neste contexto, de alguma forma mediadora, porque permite o encontro dos leitores jovens com o Outro e o confronto com outras culturas, tornando-se relevante analisar as figurações que estão a ser veiculadas nas produções literárias portuguesas de potencial recepção juvenil. Nestas produções literárias, texto e ilustração, de forma inquestionavelmente estreita, cumprem funções importantes, ambos contribuindo para a figuração do Outro e de diferentes formas de viver e de pensar. Os leitores, em formação, apreendem pelas palavras, mas também pelas imagens, as representações que moldarão, de alguma forma, a tomada de consciência e o conhecimento social do Outro. Pretende-se, nesta comunicação, analisar o papel que a ilustração assume nas obras de potencial recepção juvenil no que diz respeito à construção da imagem do Outro, em particular a partir dos romances de aventuras e mistério de maior sucesso entre os leitores. Embora a ilustração tenha nesses livros uma posição por vezes marginal em relação ao texto, não deixam de ser significativas as «imagens» que vão transmitir, na medida em que dão «corpo» às palavras, veiculando , a seu modo, perspectivas sobre o universo narrado mas também sobre o universo representado.
The study of the image of the Other and its representation in juvenile literature is of crucial importance due to the role played by literature in cultural socialization. In this context, literature is somehow a mediator because it allows the meeting of young readers with the Other and the confrontation with other cultures. Therefore it is relevant to analyze the figurations that are being conveyed in Portuguese literary productions for teenagers. In these literary productions, text and illustration, so undeniably close, carry out important functions, both contributing to the figuration of the Other and of different ways of living and thinking. Young readers seize not only by words but also by images the representations that in some way will shape the awareness and social knowledge of the Other. The purpose of this communication is to analyze the contribution of illustrations to the portrayal of the Other, especially in adventure and mystery novels most successful among young readers. Even if in these books illustrations have a marginal position in relation to the text, the «images» that give «life» to the words play an important role for in their own way they transmit views of both the universe which is narrated and the universe which is represented.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2139
ISBN: 978-972-8952-18-1
Aparece nas colecções:CEMRI - Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences and seminars

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tomé&Bastos.pdf4,82 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.